A subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Jaboticabal, município a 60 quilômetros de Ribeirão Preto, publicou uma nota de repúdio na última quarta-feira (9) contra a propagação de listas e posts em redes sociais que incentivam o boicote a empresários, que supostamente seriam apoiadores do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Fizemos a nota ontem porque saiu em alguns grupos de WhatsApp da cidade a relação [com os nomes]. Primeiro, que o voto é secreto. Segundo que, na rede social, não pode publicar isso”, disse o advogado Anísio de Paula Mello, membro da diretoria da OAB de Jaboticabal, em contato com a reportagem do acidade on Ribeirão.
Na nota de repúdio, a OAB cita que em algumas listas compartilhadas, há, inclusive, nomes de advogados.
“Tal lista de boicote é abominável e criminosa e nos traz memórias de momentos terríveis da história moderna, pois incita a violência e a discriminação política e partidária e ainda gera danos, tanto de natureza patrimonial quanto extrapatrimonial, além de abrir portas ao arbítrio e perseguições aos que tiveram e tiverem seus nomes vinculados”, afirma trecho do comunicado.
“Orientamos que não alimentem nem propaguem tais listas, pois poderá haver responsabilidade cível e criminal daqueles que o fizerem, reiterando nosso repúdio as mesmas”, completa a manifestação.
Nota de repúdio
A 6ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Jaboticabal, S.P. através de seu presidente e Diretoria vem expressar seu repúdio à propagação de textos, listas e posts em redes sociais e em aplicativos de mensagens como o WhatsApp onde há a veiculação de um pedido de boicote a comércios locais e a profissionais autônomos, havendo inclusive nome de advogados inscritos nesta subseção, os quais seriam apoiadores do partido e candidato vencedores do pleito do dia 30 de outubro de 2022.
Tal lista de boicote é abominável e criminosa e nos traz memórias de momentos terríveis da história moderna pois incita a violência e a discriminação política e partidária e ainda gera danos, tanto de natureza patrimonial quanto extrapatrimonial, além de abrir portas ao arbítrio e perseguições aos que tiveram e tiverem seus nomes vinculados, associados e expostos em tais listas nas mídias já descritas.
Orientamos que não alimentem nem propaguem tais listas, pois poderá haver responsabilidade cível e criminal daqueles que o fizerem, reiterando nosso repúdio as mesmas.
Jaboticabal, 9 de novembro de 2022
André Luís Bottino de Vasconcellos
Presidente da 6ª. Subseção de Jaboticabal