O prefeito de Ribeirão Preto Duarte Nogueira (PSDB) votou na manhã deste domingo (2) no Colégio Marista, no Centro de Ribeirão Preto. Em entrevista à rádio CBN Ribeirão, o chefe do executivo comentou sobre a polarização existente entre os candidatos à presidência que lideram as pesquisas, o ex-presidente Lula e o atual presidente Jair Bolsonaro.
“Há uma polarização muito grande na candidatura entre Lula e Bolsonaro e isso tirou um pouco da atenção dos eleitores para as outras eleições, – governador, senador, deputado estadual e deputado federal – que também são importantes para o processo democrático. Geralmente tem sido assim nas últimas eleições e hoje é o dia que o eleitor vai fazer sua escolha e eleger seus candidatos”, disse Nogueira.
Nogueira também falou sobre as pesquisas eleitorais que apontam seu candidato ao governo de São Paulo, Rodrigo Garcia, na terceira posição das intenções de voto, atrás de Haddad (PT) e Tarcísio Freitas (Republicanos). Segundo ele, as pesquisas nem sempre acertam, como aconteceu em 2016 na sua disputa ao cargo de Prefeito de Ribeirão.
“Vamos aguardar o resultado eleitoral, a partir das 17h começa a apuração. Eu já fui muito vítima de pesquisa eleitoral que não me eram favoráveis, tanto no primeiro como no segundo turno. Na campanha de 2016, as pesquisas me colocavam atrás no primeiro turno e eu sai em primeiro lugar e depois no segundo turno colocaram empate técnico e eu venci a eleição por 57% a 43%, então a gente sabe que a pesquisa é um dado daquele momento. O PSDB venceu 7 eleições consecutivas para o Governo de São Paulo e é forte na memória dos eleitores, não só os protagonistas, como o próprio número do PSDB”, disse.
VEJA TAMBÉM
Políticos voltam a sujar as ruas com santinhos em Ribeirão Preto
Eleições 2022: Tudo o que você precisa saber para o dia da votação
Deputados
Nogueira que já ocupou os cargos de deputado estadual e federal espera que a população escolha candidatos que representem verdadeiramente a cidade. Segundo ele, houve votação expressiva na eleição de 2018, em candidatos sem ligação com Ribeirão e que sequer visitaram ou fizeram alguma coisa pela cidade, ao longo dos últimos quatro anos.
“Sou muito adepto do voto distrital, sempre fui eleito com votações expressivas na cidade, sempre fui o mais votado para deputado federal e estadual nas eleições que disputei e eu valorizo esse apelo pela cidade, até porque você teve na eleição passada, muitos candidatos que sequer conheciam ou passaram por Ribeirão. Por fenómenos daquela eleição, foram muito [bem] votados na cidade. Espero que os candidatos de Ribeirão sejam reeleitos independente de serem simpatizantes ou não do meu trabalho, mas porque isso faz com que a cidade se fortaleça”, conclui.