Além de shows e manifestações culturais diversas, o Festival do Futuro, evento organizado pela equipe do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva para ocorrer em paralelo à programação oficial de posse, conta com uma exposição e uma feira gastronômica.
A previsão é que a cerimonia oficial comece às 13h45 com chegada de convidados, chefes de Estado e de governo ao Congresso. O evento será transmitido pela TV Globo, a partir das 14h. A estimativa é de que o rito termine por volta das 16h20 – veja os detalhes abaixo.
A posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e de seu vice, Geraldo Alckmin, deve se tornar palco da mais extensa celebração artístico-cultural já realizada na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, em cerimônias desse tipo.
Até a manhã desse sábado (31), 63 artistas e celebridades do mundo artístico já tinham confirmado presença no chamado Festival do Futuro, neste domingo (1º). Entre os nomes anunciados, há músicos de diferentes gerações e estilos musicais: do samba de Martinho da Vila ao funk de Fioti; do romântico Odair José à sofrência pop da pernambucana Duda Beat e ao tecnobrega de Gaby Amarantos.
Além de artistas consagrados ou em ascensão, estão programadas apresentações de grupos de cultura popular, incluindo maracatus, violeiros, fanfarras, blocos de frevo e de carnaval entre outros. Paralelamente, no Museu Nacional da República, na Esplanada dos Ministérios, será inaugurada a exposição Brasil do Futuro: As Formas da Democracia.
VEJA TAMBÉM
Aposta da região de Ribeirão é uma das vencedoras da Mega da Virada
Feliz Ano-Novo: Confira a lista de feriados prolongados para 2023
Outras atrações
No Museu Nacional da República, localizado na Esplanada dos Ministérios, está aberta a exposição Brasil Futuro: Formas da Democracia, com obras de mais de uma centena de artistas visuais brasileiros de diferentes gerações, raças, gêneros e regiões do país.
O conjunto das obras busca representar os desafios da democracia ao longo do tempo e a utopia de um projeto de presente e sonho do futuro, diz o texto de apresentação da exposição.
A curadoria é assinada em conjunto pela historiadora Lilia Schwarcz, pelo arquiteto Rogério Carvalho, ex-curador dos acervos dos palácios do Planalto e Alvorada, e pelo secretário de Cultura do PT, Márcio Tavares, com a contribuição do ator Paulo Vieira.
“É uma exposição para retomar nossa relação com a diversidade do povo brasileiro e com as muitas formas de lutas por direitos”, diz outro trecho do texto sobre a exposição.
Feira gastronômica
Uma feira gastronômica também foi montada, com uma tenda de 8 mil m² ao centro, com capacidade para 6 mil pessoas, rodeada por 40 stands de alimentação e 15 de bebidas, além de 10 food trucks. O espaço acompanha a programação de shows previstos para os dois palcos montados no gramado central da Esplanada.
A curadoria dos estandes foi feita pela chef Renata Carvalho e a seleção traz pratos típicos da culinária brasileira. “Das Minas Gerais, passando por delícias do Nordeste e Amazônicas até chegar ao bom churrasco sulista, sem esquecer pratos veganos e vegetarianos, tudo será preparado na hora e seguindo as normas sanitárias”, diz o texto de apresentação do evento.
Ainda de acordo com a organização, os alimentos para a produção dos lanches e refeições serão fornecidos pela produção orgânica do Movimento Sem Terra (MST), cultivada por agricultores familiares do DF.
Confira abaixo os horários do roteiro completo da posse de Lula:
- 13h45 – Chegada de convidados, chefes de Estado e de governo ao Congresso;
- 14h20 – Chegada do presidente eleito e vice-presidente à Catedral de Brasília;
- 14h30 – Desfile do cortejo presidencial em carro, da Catedral de Brasília ao Congresso Nacional, em percurso que deve durar 10 minutos;
- 14h40 – Recepção de Lula e Alckmin no Congresso pelos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado;
- 15h – Abertura da sessão solene de posse de Luiz Inácio Lula da Silva.
- 15h50 – Deslocamento do presidente e do vice para a Sala de Audiências da Presidência do Senado.
- 16h20: Saída do presidente e do vice para o Palácio do Planalto