- Publicidade -
PolíticaPrefeitura oficializa mudança de nome da Guarda para Polícia Metropolitana de Ribeirão Preto

Prefeitura oficializa mudança de nome da Guarda para Polícia Metropolitana de Ribeirão Preto

Criação da Polícia Metropolitana de Ribeirão Preto foi aprovada pela Câmara Municipal após decisão do STF; Veja o que muda

- Publicidade -

O prefeito de Ribeirão Preto, Ricardo Silva (PSD), sancionou a lei que muda o nome da Guarda Civil Metropolitana para Polícia Metropolitana. A promulgação foi publicada na edição desta quarta-feira (12) do Diário Oficial do Município.

A proposta, do próprio chefe do Executivo, foi aprovada em definitivo pela Câmara Municipal na semana passada. A mudança surgiu após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que autoriza os agentes a realizarem o policiamento ostensivo.

- Publicidade -

Segundo a lei que aprova a mudança de nome, a “Polícia Metropolitana de Ribeirão Preto tem por finalidade primordial a proteção de bens, serviços e instalações municipais e, ainda, no âmbito do município, o exercício de ações de segurança urbana, inclusive o policiamento ostensivo comunitário, respeitadas as atribuições dos demais órgãos de segurança pública previstos no artigo 144 da Constituição Federal e excluída qualquer atividade de polícia judiciária”.

Mudança barrada

Enquanto isso, o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) barrou, por meio de liminar, uma lei parecida de Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo. A ação foi movida pelo Procurador-Geral de Justiça, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, que considerou a norma inconstitucional.

No entendimento do procurador, a criação das polícias municipais afronta as Constituições Federal e do Estado de São Paulo, já que alega que o papel da polícia é “inconfundível” com os das guardas. A Prefeitura de São Paulo também pretende mudar o nome da Guarda Metropolitana.

Questionada pela reportagem do acidade on Ribeirão sobre eventual interferência da decisão da Justiça na lei de Ribeirão Preto, a prefeitura reforçou que a mudança ocorre em detrimento ao entendimento do STF, que autorizou que as guardas municipais realizem o policiamento ostensivo, desde que respeite os limites de competência das demais forças de segurança.

SAIBA MAIS
Rodovia Abrão Assed será concedida e poderá ter pedágio free flow em Ribeirão Preto


- Publicidade -

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM
Por que Ronaldo desistiu da presidência da CBF?

- Publicidade -
Leonardo dos Santos
Leonardo dos Santos
Jornalista formado pelo Centro Universitário Barão de Mauá e egresso da Universidade de São Paulo. Cobriu as campanhas eleitorais de 2016, 2018, 2020 e 2022, e ficou de olho na passagem da seleção francesa por Ribeirão Preto na Copa do Mundo de 2014. E-mail: leonardo.santos@acidadeon.com
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas