Acontecem nesta quinta-feira (21) duas audiências públicas para discutir a gestão do lixo produzido em Ribeirão Preto e em outras 17 cidades da região quem fazem parte do CMM (Consórcio de Municípios da Mogiana). A população será consulta sobre o Pigirs (Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos) e sobre a concessão dos serviços.
As audiências públicas serão realizadas no Theatro Pedro II, no Centro de Ribeirão Preto. O primeiro encontro, que será realizado das 9h às 12h, discutirá a minuta do Pigirs. Já o segundo encontro, das 14h às 17h, o projeto de concessão da gestão do lixo.
De acordo com o CMM, as duas iniciativas são complementares e permitirão a implantação de infraestrutura moderna para coleta, tratamento e destinação dos resíduos sólidos gerados na região, que compreende 1,3 milhão de pessoas. A expectativa que os projetos possam receber investimentos de R$ 1,2 bilhão.
O que é?
O plano intermunicipal deve definir o planejamento e operação do serviço público de gestão do lixo nos próximos 30 anos. Por meio dele, serão definidas políticas para o tratamento do lixo domiciliar, proveniente da limpeza pública, construção civil, hospitalar e na distinção de grandes geradores.
Os recursos para o projeto são provenientes do FEP Caixa (Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão e PPPs). Os documentos, relativos ao Pigirs e ao projeto de concessão, estão disponíveis para acesso da população no site www.consorciocmmrsu.com.br até o dia 12 de abril.
Além de Ribeirão Preto, fazem parte do projeto Barrinha, Cravinhos, Dumont, Guará, Ipuã, Jardinópolis, Luiz Antônio, Morro Agudo, Rincão, Santa Lúcia, Santa Rosa de Viterbo, São Joaquim da Barra, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho e Taquaritinga.
SAIBA MAIS
Ribeirão Preto registra quatro mortes por dengue este ano
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Beatriz será expulsa do BBB 24? Sister quebra regra do reality