O vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), esteve em Ribeirão Preto, nesta sexta-feira (1º de outubro), para anunciar o Programa de Regularização Ambiental Rural, que tem o objetivo de auxiliar na regularização das propriedades rurais de acordo com o código florestal.
“Esse programa vai estabelecer novos investimentos no meio ambiente do Estado de São Paulo e dar segurança para o agricultor”, disse Garcia no evento, que aconteceu no Centro de Cana.
Com o programa, o produtor rural terá orientação técnica e tecnologia para diagnosticar sua área, monitorar e acompanhar todo o processo. Segundo o governo estadual, isso permitirá abertura de novos mercados, valorização dos produtos, da propriedade e ainda o reconhecimento oficial de regularidade ambiental, facilitando o acesso ao crédito e benefícios estatais.
Rotas Rurais
Na ocasião, também foram firmados convênios para o Programa Rotas Rurais com 60 munícipios da região de Ribeirão Preto. A iniciativa visa inserir propriedades, estabelecimentos e estradas rurais no mapa.
Para isso, cria um Código de Endereçamento Rural Digital (CERD) para cada propriedade e estabelecimento rural paulista. Esse código funciona como um CEP rural personalizado, idealizado a partir da solução Plus Code, que localiza com precisão a entrada de cada propriedade e estabelecimento rural.
O recurso ainda indica como é o traçado das vias rurais que chegam até cada localização. As prefeituras recebem um mapa com todos os CERD da sua área rural e podem utilizar essa informação para estabelecer nomes de vias rurais e numeração das propriedades.
Em Pradópolis
Rodrigo Garcia também anunciou o início das obras de construção da Estação de Tratamento de Esgotos do município de Pradópolis. O trabalho está sendo realizado pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e pela Prefeitura Municipal de Pradópolis, que estão investindo, ao todo, R$ 12,6 milhões na construção da estação.