O secretário de Obras de Ribeirão Preto, Walter Telli, disse nesta quarta-feira (8) que o sistema de semáforos inteligentes, o ITS, precisa estar ligado ao CCO (Centro de Controle Operacional) da RP Mobi, via cabo de fibra óptica, o que não ocorre atualmente, para funcionar em plena capacidade.
“Porque ele tem uma comunicação via 4G. Só que essa comunicação 4G é muito limitada. A única coisa que ela permite é a programação dos tempos de abertura e fechamento do semáforo”, disse o secretário de Obras durante a CPI.
Walter Telli foi ouvido na segunda reunião da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Câmara Municipal que pretende apurar possíveis irregularidades na implantação do sistema. A investigação tem prazo inicial de 90 dias e poderá ser prorrogada por igual período.

Falta de cabeamento
O secretário de Obras Walter Telli afirmou que as funcionalidades de contagem de veículos nas vias e monitoramento do trânsito do ITS não funcionam por falta de cabeamento por fibra óptica entre os semáforos e o CCO.
“O que acontece com o ITS 1 é que foi licitado o CCO, foi licitada toda construção de videowall, de equipamentos de TI, de servidores lá no CCO da RP Mobi e foi licitado todo o cabeamento do corredor Norte-Sul, desde a avenida Presidente Vargas até a avenida Thomaz Alberto Whately e a avenida Recife. O que ficou faltando foi a ligação entre o corredor Norte-Sul e o CCO”, afirma.
Conforme o secretário, seria necessário passar o cabeamento da RP Mobi até o corredor Norte-Sul, onde foi implantada primeira fase do ITS, além da segunda etapa do sistema, que está com a licitação suspensa, e, ainda, seria preciso a implantação da terceira fase do ITS.
“Ainda que todo o cabeamento passe da avenida Presidente Vargas até a avenida Recife, a única coisa que os semáforos vão ter é programação de abertura e fechamento. As outras funcionalidades que envolvem imagens, contagem de veículos e monitoramento de trânsito, infelizmente, precisam ter uma ligação entre esses semáforos e o CCO”, completa.
Próxima reunião
A CPI deve voltar a ser reunir na próxima segunda-feira (13), às 16h, e o convidado deve ser o ex-secretário de Obras de Ribeirão Preto Pedro Pegoraro. O presidente da CPI é o vereador Isaac Antunes (PL), que também tem como membros Jean Corauci (PSD), como vice-presidente, e Daniel Gobbi (PP), como relator.
Veja como foi a reunião da CPI
SAIBA MAIS
Vem chuva? Confira a previsão do tempo nesta quarta em Ribeirão Preto
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui. Ou, acesse o nosso Canal clicando aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Quanto está o Impostômetro hoje?