- Publicidade -
PolíticaSTF mantém suspensão da lei de Ribeirão Preto que beneficia clubes de tiro

STF mantém suspensão da lei de Ribeirão Preto que beneficia clubes de tiro

Colegiado aceitou a liminar movida pelo PT contra lei de Ribeirão Preto que dá liberdade de horário e local para clubes de tiro

- Publicidade -

O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a suspensão da lei de Ribeirão Preto que dá liberdade para os clubes de tiro escolherem o horário e local de funcionamento. A liminar foi concedida pelo ministro a partir de uma ação movida pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Por unanimidade, o colegiado aceitou a liminar deferida pelo ministro Alexandre de Moraes (relator do caso), na ADPF 1136, que tinha suspendido a eficácia da lei no final de abril. O plenário virtual aconteceu entre os dias 17 a 24 de maio.

- Publicidade -

O voto

Em seu voto, Moraes acatou os argumentos do PT, que alega que o município usurpou a competência exclusiva da União para autorizar e fiscalizar a produção e o comércio de material bélico, previsto no artigo 21, inciso VI, da Constituição Federal.

O ministro ainda informou que a lei municipal conflita com a legislação federal vigente, especificamente o Estatuto do Desarmamento e o Decreto 11.615/2023.

Compete à União o controle da circulação de armas de fogo, implementando as necessárias políticas públicas, para tanto

afirmou o ministro

Em relação ao distanciamento mínimo de outras atividades, o relator destacou que jurisprudência da Corte entende que a distância mínima exigida é fixada por motivo de segurança, e que ela não ofende os princípios constitucionais da livre iniciativa e da livre concorrência.

Quanto aos horários de funcionamento, o ministro lembrou que as atividades dos clubes de tiro estão sujeitas ao controle do órgão competente, portanto, também se inserem na competência da União.


SAIBA MAIS

- Publicidade -

Governo de SP estuda inclusão de Ribeirão Preto em malha ferroviária; Entenda

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM

Como comprar ingresso para o Ne-Yo no Brasil?

- Publicidade -
Vítor Neves
Vítor Neves
Graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, atuou como assessor de imprensa, coordenador de podcast e produtor de conteúdo. Foi estagiário da EPTV, afiliada da TV Globo, e auxiliou em grandes coberturas, como pandemia de Covid-19 e eleições.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -