- Publicidade -
Ribeirão PretoPolítica‘Vai ser uma pena se não concluir’, diz engenheiro que opera semáforos inteligentes em Ribeirão

‘Vai ser uma pena se não concluir’, diz engenheiro que opera semáforos inteligentes em Ribeirão

Representantes do Consórcio ITS, responsável pelos semáforos inteligentes em Ribeirão Preto, foram ouvidos por CPI nesta quarta-feira (29)

- Publicidade -

O engenheiro responsável pela operação dos semáforos inteligentes, o ITS, em Ribeirão Preto, disse que “vai ser uma pena” se a cidade não concluir as próximas duas etapas do sistema. Os representantes do Consórcio ITS participaram, nesta quarta-feira (29), da reunião da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que apura a implantação do sistema.

O Consórcio ITS é formado pelas empresas Sigma Engenharia, Kapsch TrafficCom e Sitran Sinalização de Trânsito, e já recebeu cerca de R$ 20 milhões para conclusão dos serviços. Participaram da reunião da CPI Ailton Luiz Faria, representante do consórcio, e Luiz Carlos Mathias, o engenheiro responsável pelo ITS.

- Publicidade -

A CPI já ouviu o superintendente da RP Mobi, Marcelo Galli, o atual secretário de Obras de Ribeirão Preto, Walter Telli, e o ex-secretário de Obras Pedro Luiz Pegoraro. O colegiado é composto pelos vereadores Isaac Antunes (PL), presidente, Daniel Gobbi (PP), relator, e Jean Corauci (PSD), vice-presidente.

O que disseram na CPI?

Durante os depoimentos, os representantes afirmaram que a quantidade de fibra ótica contratada foi insuficiente para a interligação completa do sistema, o que impactou o funcionamento da rede de comunicação entre os equipamentos.

E, entre os problemas apontados pelos representantes do consórcio, está a obstrução dos tubos para instalação dos cabos de fibra óptica. De acordo com eles, as informações utilizadas são transmitidas via 3G, o que impede o funcionamento de 100% dos serviços.

Isso porque, a transmissão da câmera de monitoramento do trânsito depende do cabeamento, já que não é possível transmitir por internet móvel. “Precisamos da desobstrução [tubos de fibra óptica] para finalizar a obra”, disse Luiz, que afirma que os problemas foram verificados em 12 controladores e 23 cruzamentos.

Entre as sugestões apresentadas pelo consórcio para solucionar o problema, já que o cabeamento de fibra óptica ainda não alcança o CCO (Centro de Controle Operacional), localizado na sede da RP Mobi, seria a utilização da fibra óptica aérea da Coderp para conexão completa do sistema.

- Publicidade -
luiz carlos mathias 2025 10 29 21 16 12
Luiz Carlos Mathias, engenheiro responsável pelo ITS de Ribeirão Preto (Foto: Divulgação/Câmara de Ribeirão Preto)

Comparação com Buenos Aires

O engenheiro comparou a situação de Ribeirão Preto com Buenos Aires, que também implantou o ITS por etapas. “O CCO é a alma do sistema ITS, que é o mesmo usado em Buenos Aires, Cidade do Panamá, Barcelona, Madrid, Nova York. É um sistema robusto, testado”, disse.

Luiz Carlos Mathias ainda afirmou que o que foi contratado pela prefeitura está funcionando e sugeriu que o município conclua as outras duas etapas do sistema – a licitação da segunda fase do ITS foi suspensa pela gestão Ricardo Silva (PSD).

“O sistema é robusto. É bem feito. Vai ser uma pena, falo isso como técnico, se a cidade não concluir os outros módulos. É um sistema robusto, testado em outras cidades e que funciona. Vocês poderiam ter toda a gestão da cidade, transporte público, no sistema”, completou.

SAIBA MAIS

Interior de SP tem previsão de chuva forte nesta quarta-feira

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui. Ou, acesse o nosso Canal clicando aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM

Veja 5 motivos para jogar Little Nightmares III no Halloween

- Publicidade -
Leonardo dos Santos
Leonardo dos Santos
Jornalista formado pelo Centro Universitário Barão de Mauá e egresso da Universidade de São Paulo. Cobriu as campanhas eleitorais de 2016, 2018, 2020, 2022 e 2024, e ficou de olho na passagem da seleção francesa por Ribeirão Preto na Copa do Mundo de 2014. E-mail: leonardo.santos@acidadeon.com
- Publicidade -

Recomendado por Taboola

- Publicidade -

Notícias Relacionadas