Seis candidatos à Prefeitura de Franca participaram do debate promovido pela EPTV na noite deste sábado (28), que se estendeu até a madrugada deste domingo (29). O debate, mediado pelo jornalista Guilherme Nali, também teve transmissão pelo acidade on.
As seis candidaturas – Alexandre Ferreira (MDB), Alexandre Tabah (Novo), Dr. Ubiali (PSB), Guilherme Cortez (PSOL), João Rocha (PL) e Mariana Negri (PT) – possuem representatividade no Congresso Nacional.
Foram quatro blocos, sendo dois com temas livres e outros dois com temas determinados.
Confira os principais pontos abordados pelos candidatos:
1º bloco – tema livre:
Educação
- Mariana Negri (PT) – “O que a gente tá propondo é creche em horário estendido. Tudo vai ser feito mediante demanda”
- Alexandre Ferreira (MDB) – “Nós ampliamos as nossas creches. Agora, o processo é oferecer oportunidade das mães levarem os seus filhos para mais perto de suas casas”
Saúde
- João Rocha (PL) – “Por que não comprar mais vagas na Santa Casa para que nós tenhamos internações? Faremos uma parceria com a Santa Casa, vamos comprar mais vagas”
- Dr. Ubiali (PSB) – “Nos pronto-socorros têm que ter a tomografia, porque tá se perdendo a oportuniddade de curar pessoas”
- Alexandre Ferreira (MDB) – “A saúde é um tema bem controverso, por mais que a gente faça sempre demanda mais. Franca e região não têm mais capacidade. Não tem nada ocioso”
Legalização das drogas
- Guilherme Cortez (PSOL) – “Não perderia nem tempo com esse tipo de provocação barata, de mentira. Acho que Franca precisa de muito mais”
Empregos
- Dr. Ubiali (PSB) – “De fato, por várias vezes o reitor do Instituto Federal foi à Franca para escolher um terreno e a prefeitura não disponibilizou e nós perdemos, esse instituto foi para Barretos”
2º bloco – tema determinado
Sustentabilidade e Meio Ambiente
- Alexandre Ferreira (MDB) – “As árvores foram podadas para dar segurança para as pessoas [em caso de risco de queda com temporais]”
- Guilherme Cortez (PSOL) – “Não dá mais pra defesa do meio ambiente não ser tratada com prioridade dos agentes públicos, mas essa não é uma prioridade da atual gestão”
Lazer e cultura
- Mariana Negri (PT) – “Temos em Franca as academias ao ar livre, inclusive próprio para cadeirantes. É preciso que haja monitores.
- Dr. Ubiali (PSB) – “Para as academias serem realmente inclusivas, elas têm que ter pessoas orientando e acompanhando a prática do esporte”
Educação
- João Rocha (PL) – “Nosso projeto para a criançada é transformar em creche-escola”
- Alexandre Tabah (Novo) – “Falei sobre militares da reserva nas escolas até a 5ª série, porque quero afastar de vez a violência e as drogas”
Saneamento básico
- Alexandre Tabah (Novo) – “Sou altamente a favor da privatização da Sabesp”
- Mariana Negri (PT) – “Eu tenho péssima esperança de futuro com a privatização da Sabesp”
Habitação
- Dr. Ubiali (PSB) – “Nós temos que ter moradias acessíveis, porque isso que vai dar a solução de todos os nossos problemas. Vamos construir 5 mil casas nesses quatro primeiros anos de governo”
- João Rocha (PL) – “Mudei a destinação de áreas públicas e vamos usar desse expediente de novo”
Mobilidade
- Guilherme Cortez (PSOL) – “Franca tem uma das tarifas [do transporte público] mais caras do estado de São Paulo, com linhas que não chegam até a periferia, que não passam a partir de 7h da noite e no fim de semana”
- Alexandre Ferreira (MDB) – “Transporte público está ruim mesmo e tem que ser consertado, agora é a oportunidade”
3º bloco – tema livre
Saúde
- Alexandre Ferreira (MDB) – “A gente trouxe dinheiro externo e começou a fazer cirurgia [eletiva] fora. Agora, sabe o que vai resolver de uma vez por todas? Quando eu vou no governador e digo: nós precisamos de um hospital estadual de 225 leitos e 40 UTIs, aí sim, março, abril do ano que vem nós vamos resolver esse problema”
- Alexandre Tabah (Novo) – “Quero trabalhar para zerar as cururgias eletivas. A partir de janeiro, a telemedicina já estará funcionando. Isso vai tirar 60% dos movimentos das UPAs, pronto-socorro e até da Santa Casa”
Transporte público
- João Rocha (PL) – “Não adianta um prefeito sério querer prometer tarifa zero em Franca, porque o nosso orçamento hoje de R$ 1,1 bilhão é um dos piores per capita de cidades de nosso tamanho”
- Mariana Negri (PT) – “Tal qual o estado precisa garantir saúde e educação, o transpsote coletivo é um direito como esses”
Assistência social
- Guilherme Cortez (PSOL) – “A gente quer recuperar as pessoas dessa situação [de vulnerabilidade social] e tem que separar o que é caso de polícia, crime organizado. Só soluções simples, do tipo de acabar com o Centro Pop, não resolvem o problema”
- Dr. Ubiali (PSB) – “Acho que a política aplicada no Centro Pop não funciona”
Mobilidade
- Mariana Negri (PT) – “A prefeitura precisa de uma Secretaria de Planejamento para planejar essas grandes obras. Além disso, trabalhar na mobilidade urbana do entorno [da rodovia que corta a cidade até Cristais Paulista]
- João Rocha (PL) – “Nós fizemos todo o Anel viário da cidade”
Esporte
- Alexandre Tabah (Novo) – “Vou continuar esse trabalho dessa prefeitura, não quero tirar algo que está funcionando [sobre a rede Cepel]”
- Dr. Ubiali (PSB) – “Sempre há um retorno quando você investe na juventude”
4º bloco – tema determinado
Segurança pública
- Alexandre Ferreira (MDB) – “A gente contratou guardas municipais, são sete. A gente repôs aqueles que saíram”
- Guilherme Cortez (PSOL) – “Uma política de segurança pública tecnológica, inteligente é fundamental, mas nada substitui o trabalho e presença dos homens e mulheres que se dedicam pra proteção da população na nossa Guarda Civil Municipal”
Infraestrutura
- Dr. Ubiali (PSB) – “Toda a infraestrutura de Franca precisa ser revista”
- Alexandre Tabah (Novo) – “No Centro da cidade não tem jeito de mexer, então tem que desviar o movimento e investir em infraestrutura e tecnologia.
Saúde
- Mariana Negri (PT) – “Tenho uma proposta de médio prazo que é o Programa de Saúde da Família”
- João Rocha (PL) – “A Saúde da Família em Franca poderia ter dezenas de equipes a mais do que tem”
Emprego e renda
- João Rocha (PL) – “Os ambulantes precisam ser olhados, mas precisamos que sejam regularizados”
- Mariana Negri (PT) – “Tenho uma preocupação com os ambulantes, porque se esforçam muito. A gente precisa trazê-los para a formalidade”
Lazer e Cultura
- Alexandre Tabah (Novo) – “Investir em esporte é tirar nossas crianças e jovens das drogas. É meu sonho ver nossos francanos campeões olímpicos”
- Dr. Ubiali (PSB) – “O Centro de Convivência pro Idoso tem que existir em todos os bairros da cidade”
Emprego e renda
- Guilherme Cortez (PSOL) – “A gente precisa fortalecer nossa indústria e facilitar o acesso dos nossos industriais a novas tecnologias sustentáveis e banir o uso do carbono”
- Alexandre Ferreira (MDB) – “As pessoas querem um emprego melhor e precisam de capacitação”
SAIBA MAIS
Acompanhe o debate da EPTV entre os candidatos à Prefeitura de Franca
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
VEJA TAMBÉM