Nos últimos dias, dezenas de cidades brasileiras anunciaram a adesão ao passe livre no transporte coletivo, para que os eleitores possam votar no segundo turno das eleições, que acontece no próximo domingo, 30 de outubro. A reportagem do acidade on questionou a Prefeitura de Ribeirão Preto se haverá adesão à medida, contudo a Administração Municipal não respondeu a pergunta.
Em nota, o município disse que a Transerp ampliará a circulação da frota de ônibus no dia de votação e que os novos horários serão disponibilizados ao longo da semana. Isso porque, a empresa que administra o trânsito em Ribeirão Preto informou que, durante o primeiro turno, realizado no dia 2 de outubro, houve aumento na demanda pelo transporte coletivo na cidade.
Com 22 gabinetes, Câmara de Ribeirão compra 79 impressoras
Vítima de sequestro é liberada e suspeito acaba morto em São Simão
A liberação do ônibus gratuito no dia das eleições foi ratificada pelo STF (Supremo Tribunal Federal), desde que ocorra de forma voluntária por parte dos municípios e das empresas de ônibus.
Na última segunda-feira (24), a Prefeitura de São Paulo liberou o passe livre nos ônibus municipais durante o segundo turno no período entre 6h e 20h. Além disso, a prefeitura da capital informou que disponibilizar 2 mil veículos a mais em circulação.
Outras 22 capitais, como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Florianópolis, Fortaleza, Maceió, Palmas e Porto Alegre também vão liberar as catracas do transporte coletivo.
Votação na Câmara
Está na pauta da Câmara de Ribeirão Preto a votação de um projeto de lei que autoriza a prefeitura a fornecer o transporte coletivo gratuito no segundo turno. Segundo a proposta do vereador Lincoln Fernandes (PDT), a gratuidade seria oferecida durante todo o dia do pleito.
O texto ainda afirma que, caso a proposta seja aprovada pelo Legislativo e sancionada, as empresas do consórcio PróUrbano, responsável pela gestão do transporte coletivo na cidade, não poderão diminuir trajetos e quantidade de linhas.