O terreno que será envolvido na troca entre a Prefeitura de Ribeirão Preto com o Colégio Marista, fica entre a avenida Braz Olaia Acosta e as ruas Marcos Markarian e Palmyra Magnani Protti, no bairro Nova Aliança, na zona Sul. A permuta, anunciada na última quarta-feira (15), ainda depende de aprovação na Câmara Municipal.
A área está avaliada em R$ 39.617.035,00, conforme análise constante em processo administrativo, de acordo com a prefeitura. Enquanto o prédio do Colégio Marista, no Centro, está avaliado em R$ 57.214.519,39.
Segundo a proposta apresentada, os responsáveis pelo Colégio Marista devem entregar a posse do imóvel até o dia 31 de julho de 2027. Em comunicado, o colégio já informou que os anos letivos de 2025 e 2026 ocorrerão normalmente no endereço atual.

Com a troca, o Marista deverá construir e operar a nova escola particular, iniciando no prazo máximo de 12 meses contados a partir da data de registro da escritura pública de permuta no Cartório de Registro de Imóveis. A construção deve ocorrer no prazo de 36 meses.
Segundo a Prefeitura de Ribeirão Preto, foi a direção do Colégio Marista que procurou o município para discutir a troca.
Centro Administrativo
Caso aprovado pelo Legislativo, o prédio do Colégio Marista no Centro vai abrigar o novo Centro Administrativo, a partir de julho de 2027. No local, serão alocadas as secretarias, além do gabinete do prefeito. Ainda não foi definido o que será feito com a atual sede do Executivo, na rua Américo Brasiliense.
O que diz o Marista?
Em nota, o Colégio Marista informou que se “alegra” com a possibilidade de ampliar a atuação em Ribeirão Preto. Veja a íntegra do comunicado abaixo:
O Marista Brasil realiza continuamente estudos e análises sobre a qualificação educacional e pastoral, com o objetivo de identificar oportunidades do fortalecimento de sua missão. Esses estudos fazem parte de uma atuação responsável e de longo prazo, sempre em alinhamento com a missão e valores institucionais. Nos alegramos pela possibilidade de ampliar nossa atuação em Ribeirão Preto, mas entendemos que há uma série de trâmites e decisões que devem ser realizadas nos próximos meses.
Mais do que tudo, enfatizamos que toda e qualquer novidade será compartilhada em primeira mão com famílias, estudantes e educadores que fazem parte da nossa comunidade escolar. Também reiteramos que os anos letivos de 2025 e 2026 ocorrerão normalmente.
Valor questionado
Nesta quinta-feira (16), o vereador Daniel Gobbi (PP), informou que oficiou o Conselho Regional de Corretores de Imóveis para verificar o preço do terreno da prefeitura que será envolvido na troca. O parlamentar é corretor de imóveis, e na gestão Duarte Nogueira, quando foi vice-prefeito, também acumulou a função de secretário de Planejamento.
SAIBA MAIS
Saiba como fica o tempo nesta quinta em Ribeirão Preto
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui. Ou, acesse o nosso Canal clicando aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
IAC abre as portas e mostra bastidores das pesquisas agrícolas