A RP Mobi, empresa responsável pelo gerenciamento do trânsito em Ribeirão Preto, informou que a primeira fase da implantação do ITS (Sistema Inteligente de Transporte), os semáforos inteligentes, deve ser concluída apenas em 2025.
Segundo a empresa, o trabalho é “complexo”. Ao todo, o sistema vai custar R$ 19.499.892,02 aos cofres de Ribeirão Preto e o prazo de vigência do contrato é de 36 meses, podendo ser prorrogado.
O sistema está sendo implantado pelo Consórcio ITS – Ribeirão Preto, formado pelas empresas Sigma Engenharia Indústria e Comércio Ltda, Kapsch TrafficCom Controle de Tráfego e de Transportes do Brasil Ltda e Sitran Sinalização de Trânsito Industrial Ltda, com sede em Contagem, Minas Gerais.
De acordo com a empresa, o ITS vai permitir a alteração do tempo de semáforo verde nos cruzamentos com congestionamento. Ou seja, se uma das vias estiver com o fluxo maior, vai ter semáforo verde por mais tempo.
O que foi feito?
A RP Mobi informou que a instalação semafórica já foi concluída na avenida Presidente Vargas e no túnel José Bonifácio de Andrade e Silva. Já na avenida Independência o sistema já foi implantado em 50% da sua extensão.
O monitoramento vai ser realizado a partir do CCO (Centro de Controle Operacional), inaugurado no último mês de junho, na sede da RP Mobi. No CCO, funcionam 20 monitores de 55 polegadas, com acompanhamento 24 horas por dia.
SAIBA MAIS
Ribeirão Preto recebe nova exposição de carros antigos no final de semana; Veja onde
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Onde fica a ‘Geleira do Juízo Final’?