Vereadores de Ribeirão Preto buscam alterar a lista de prioridades da vacina contra a covid-19. No momento, há, pelo menos, três projetos alterando a ordem da vacinação que foi definida pelo Ministério da Saúde.
Na sessão desta quinta-feira, 6 de maio, há um projeto do vereador Paulo Modas (PSL) que inclui as pessoas portadoras de deficiências na lista prioritária. Modas fala no projeto em equiparação desse grupo aos profissionais da saúde.
Já o vereador Matheus Moreno (MDB) tem dois projetos em tramitação na Câmara que incluem na lista de prioridades da vacina os trabalhadores da área de assistência social e os conselheiros tutelares.
Moreno alega nos projetos que os trabalhadores que atuam nas duas áreas citadas desempenham atividades essenciais e por isso devem ser imunizados com prioridade.
Definição da ordem
A ordem de prioridade para a vacinação foi definida pelo Ministério da Saúde e o Governo de São Paulo divulga as datas das imunizações dos grupos prioritários conforme a disponibilidade das vacinas.
Ao município, no caso Ribeirão Preto, cabe organizar a imunização para evitar aglomerações e certificar que não vai faltar a segunda dose para quem já recebeu a primeira.
Muitos grupos
Muitos grupos requisitam, até na Justiça, o direito de tomar a vacina sob a alegação de estarem exercendo atividades essenciais. Isso aconteceu com motoristas de ônibus (foram atendidos pelo Estado), funcionários de supermercados, bancários e de outros serviços considerados essenciais ou emergenciais durante a pandemia.