Quem já tomou a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus (covid-19), precisa ficar atento para a data do retorno à unidade de saúde para tomar a segunda dose e reforçar a imunização. Em Ribeirão Preto, é necessário esperar pela liberação do agendamento pela secretaria da Saúde.
Leia mais – Após vacina, Serrana tem queda acentuada de mortes por covid
A segunda dose é necessária em três, das quatro vacinas contra covid-19 disponíveis no Brasil (CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer). Apenas as vacinas da Janssen são necessárias apenas uma dose para imunização.
Para as vacinas Oxford/AstraZeneca e da Pfizer, o retorno deve acontecer três meses após a primeira dose. Já quem tomou a CoronaVac, deve aguardar 21 dias após a aplicação da dose inicial.
Em Ribeirão Preto, os próximos que precisam ficar atentos são as pessoas com idades entre 50 e 59 anos, que tomaram a CoronaVac. A primeira dose foi aplicada no dia 16 de junho.
Segundo a secretaria da Saúde, ainda é aguardado o envio de novas doses pelo Governo do Estado de SP para reabrir a vacinação desta faixa etária.
Vacinômetro
Em Ribeirão Preto, 279,7 mil pessoas já tomaram, pelo menos, uma dose da vacina contra covid-19. Desta parcela da população, 94,3 mil pessoas já completaram a imunização com a segunda dose.