O Instituto Butantan anunciou na manhã desta sexta-feira (26) um novo imunizante contra a covid-19, totalmente produzido no Brasil, e pedirá autorização à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para testes clínicos.
O anúncio da vacina chamada de ButanVac foi feito pelo governador João Doria (PSDB) e pelo diretor do instituto, Dimas Covas, em entrevista concedida no Butantan.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE RIBEIRÃO PRETO E REGIÃO
Para a produção do imunizante, o Butantan lidera um consórcio internacional, do qual é o principal produtor.
Segundo informações, 85% da capacidade total de produção da vacina sairão do órgão vinculado ao governo paulista.
Após aprovação da Anvisa, a expectativa é que os ensaios clínicos de fases 1 e 2 em humanos com o novo imunizante comecem já em abril.
“Este é um anúncio histórico para o Brasil e para o mundo. A ButanVac é a primeira vacina 100% nacional, integralmente desenvolvida e produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, que é um orgulho do Brasil. São 120 anos de existência, o maior produtor de vacinas do Hemisfério Sul, do Brasil e da América Latina e agora se colocando internacionalmente como um produtor de vacina contra a covid-19”, disse o governador.
O governo informou que os resultados dos testes pré-clínicos realizados com animais se mostraram promissores, o que permite evoluir para estudos clínicos em humanos.
A ButanVac não necessita de importação do IFA (Insumo Farmacêutico Ativo), como no caso da CoronaVac.