O Governo de São Paulo informou que vai continuar a vacinação de adolescentes contra covid-19, mesmo com a recomendação do ministério da Saúde para que a aplicação do imunizante não ocorra mais.
Segundo comunicado divulgado pelo governo estadual, a vacinação em pessoas com idades entre 12 e 17 anos de idade vai ser mantida por recomendação do Comitê Científico do Estado, que conta com especialistas.
LEIA MAIS – Ministério da Saúde deixa de recomendar vacinação de adolescentes
Desde o início da campanha de vacinação em adolescentes, no dia 18 de agosto, já foram imunizadas 2,4 milhões de pessoas em todo o Estado de São Paulo, ou seja, 72% deste público.
Levantamento divulgado pela secretaria da Saúde de Ribeirão Preto no início da semana aponta que mais de 33,8 mil jovens foram vacinados com a primeira dose da vacina da Pfizer na cidade – 61% do público-alvo.
O caso
Na última quarta-feira (15), o ministério da Saúde voltou atrás de posicionamento anteriores, e publicou nota técnica em que recomenda a vacinação contra covid-19 apenas em adolescentes com deficiências permanentes, comorbidades ou privados da liberdade.
A pasta ainda disse que “os benefícios da vacinação em adolescentes sem comorbidades ainda não estão claramente definidos”. Contudo, reforça que os eventos adversos graves, por conta da vacinação contra covid-19, são raros.