Mais de 18,9 mil pessoas deixaram de tomar a segunda dose da vacina contra o novo coronavírus (covid-19) na área da DRS (Direção Regional de Saúde) XIII*, região onde fica Ribeirão Preto. Os faltosos representam 7,1% das pessoas que tomaram a primeira dose do imunizante, segundo a secretaria estadual da Saúde.
Nesta terça-feira (24), o governo paulista faz um alerta para a população que deixou de comparecer aos postos para concluir a imunização contra covid-19.
“Aqueles que tomaram a primeira dose precisam retornar aos postos de vacinação para tomar a segunda dose. A proteção só acontece após completar o esquema vacinal”, afirma a coordenadora do PEI (Programa Estadual de Imunização), Regiane de Paula.
Para completar o esquema vacinal contra covid-19, são necessárias duas doses tanto da CoronaVac (intervalo de 28 dias), quanto da AstraZeneca/Fiocruz e Pfizer (12 semanas) – para esta última, o governo estadual aguarda envio de doses e oficialização do ministério da Saúde quanto à redução do prazo para 21 dias.
Agendamento aberto
Nesta terça-feira, Ribeirão Preto tem dois agendamentos abertos para segunda dose da vacina contra covid-19. O primeiro, para pessoas com idades entre 28 e 34 anos que tomaram a CoronaVac entre os dias 29 e 31 de julho.
Além disso, também está aberto o cadastro para pessoas de todas as idades, que tomaram as vacinas da AstraZeneca e CoronaVac e que estão atrasadas no complemento da imunização.
Os agendamentos devem ser realizados pela internet – clique aqui.
*Fazem parte da DRS XIII os municípios a seguir:
Altinópolis, Barrinha, Batatais, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Dumont, Guariba, Guatapará, Jaboticabal, Jardinópolis, Luís Antônio, Monte Alto, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Ribeirão Preto, Santa Cruz da Esperança, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul, Serrana e Sertãozinho.