O aumento do número de agendamentos para a vacinação contra a covid-19 está colocando a Prefeitura de Ribeirão Preto e a Coderp sob pressão. O motivo é a instabilidade do site do Executivo em momentos importantes do agendamento.
Na manhã desta terça-feira, 15 de junho, o site da Prefeitura voltou a ficar fora do ar. Na semana passada, do agendamento dos profissionais da Saúde, a instabilidade durou uma manhã inteira e afetou também o site da Câmara.
O problema vem desde o início dos agendamentos. A Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto) é a responsável pelos sistemas digitais da Prefeitura.
Segundo dados do Portal Transparência, só em 2021, a Prefeitura já pagou para a Coderp um total de R$ 15,7 milhões. No ano passado, os pagamentos à Coderp somaram R$ 43,6 milhões.
Na última sexta-feira, 11 de junho, o ACidade ON questionou a Prefeitura sobre as constantes quedas do site. Perguntou se há algum estudo sobre terceirizar o sistema. No entanto, até a manhã desta terça-feira, 15 de junho, a Prefeitura não respondeu o e-mail.
Aumento
De acordo com o cronograma do Governo de São Paulo, a Prefeitura de Ribeirão Preto vai precisar vacinar cerca de 340 mil pessoas com a primeira dose do imunizante até o dia 15 de setembro. Isso sem contar as pessoas que aguardam a segunda dose (clique aqui e saiba mais sobre o calendário de vacinação).
Nesta terça-feira, a prefeitura abriu agendamento para profissionais da educação com mais de 45 anos (clique aqui para agendar). O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) também disse que seria aberto o agendamento para pessoas entre 50 e 59 anos sem comorbidades. No entanto, a Secretaria Municipal da Saúde ainda não confirmou detalhes desse agendamento (clique aqui e saiba mais).