- Publicidade -
vacinasVacina feita em Ribeirão deve ser testada em humanos em junho

Vacina feita em Ribeirão deve ser testada em humanos em junho

Os testes devem ser feitos em 360 voluntários acima de 18 anos e saudáveis; O resultado sai em 3 ou 4 meses

- Publicidade -

Laboratório da Farmacore, empresa responsável pela produção da vacina Versamune

 

- Publicidade -

O imunizante Versamune, desenvolvido pela USP de Ribeirão Preto em parceria com a empresa de tecnologia Farmacore, está próximo de obter a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o inicio dos ensaios clínicos. A documentação final será entregue a entidade até o fim de maio. A previsão é começar a aplicação dos testes em humanos até junho.

Em entrevista para a Rádio CBN Ribeirão, a CEO da Farmacore, Helena Faccioli, disse que os estudos estão caminhando mesmo após o anúncio do corte da verba federal de R$ 200 milhões.”A Farmacore não foi comunidade oficialmente dessa decisão. O projeto continua normalmente e tenho certeza que o Ministério da Ciência vai conseguir recompor essa verba. Esse valor é para o financiamento da etapa 3 que ainda não foi iniciada”, disse Helena (clique aqui e ouça a entrevista)

Com a autorização da Anvisa, serão iniciados os ensaios clínicos. Os testes devem ser feitos em 360 voluntários acima de 18 anos e saudáveis. A etapa vai verificar se ocorrerá algum efeito colateral indesejado. Durante os testes em animais, nenhuma anormalidade foi constatada. Segundo Helena, os testes são seguros. Outro aspecto importante que será verificado é como a vacina age no sistema imunológico. A duração dos testes é de 3 a 4 meses.  

Na etapa 3, a última antes da aprovação do imunizante, os testes serão feitos em 20 mil voluntários de vários centros de pesquisa do país. A previsão é que essa fase termine em dezembro, quando a Farmacore planeja pedir à Anvisa a autorização para o uso emergencial da vacina, como fez o Instituto Butantan quando testou a eficácia da CoronaVac no país.

- Publicidade -
Avatar
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -