A campanha de vacinação contra a covid-19 está avançando em Ribeirão Preto, mas há uma pequena parcela da população que ainda não retornou para tomar a segunda dose do imunizante.
Segundo dados da Secretária Municipal da Saúde, 97% das pessoas vacinadas retornaram na data correta para completar o ciclo vacinal. A taxa de absenteísmo gira em torno de 3%.
As vacinas aplicadas em Ribeirão Preto são: CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen. Destas, apenas uma tem ciclo vacinal com apenas uma dose. A CoronaVac necessita de uma segunda aplicação em até quatro semanas após a primeira. A AstraZeneca e Pfizer têm um ciclo mais longo, de 90 dias entre as doses.
O que fazer se perdeu o prazo?
Esse público, que por algum motivo, ainda não tomou a segunda dose, não precisa esperar um novo agendamento.
Segundo o secretário de Saúde de Ribeirão Preto, Sandro Scarpelini, as pessoas podem procurar as unidades de saúde que receberão a vacina sem burocracia. “Mas tem que ser no dia em que terá a vacina que ele tomou”, ressalta.
Vacinômetro
De acordo com o Vacinômetro Ribeirão Preto é a 8ª cidade do estado de São Paulo que aplicou mais doses do imunizante até na tarde desta sexta-feira (30).
Às 15h, a plataforma mostra que foram feitas na cidade 542.402 aplicações. Destas 382.275 são de primeira dose, seguido de 144.019 de segunda dose e 16.108 de dose única.