ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

vidaeestilo

Varal de luz traz aconchego e personalidade ao espaço

Fios de luz são perfeitos para essa função e se tornaram os queridinhos da vez, por serem peças acessíveis e simples de transformar o ambiente

| ACidadeON/Ribeirao

(Foto: Lilibee / Divulgação)
A iluminação é um ponto fundamental em um ambiente e pode proporcionar aconchego e bem-estar. Que tal apostar em uma iluminação suave, relaxante e ao mesmo tempo com toque divertido? 

Os fios de luz são perfeitos para essa função e se tornaram os queridinhos da vez, por serem peças acessíveis e que transformam um espaço com um simples acionamento. E podem ser explorados tanto em ambientes delicados e "tradicionais", quanto nos mais descolados e lúdicos.   

"O fio de luz é um objeto decorativo extremamente versátil, que possibilita composições descontraídas, charmosas, acolhedoras e românticas aos ambientes", comenta a arquiteta Fabiana Rodrigues, docente da área de arquitetura e urbanismo do Senac Ribeirão Preto.  

E podem aparecer em diferentes espaços da casa, de lavabos às churrasqueiras. É só deixar a imaginação fluir. "Em quartos de criança, por exemplo, ele oferece baixa luminosidade e é ótimo para os pequenos que ainda têm medo do escuro. Oferecem ainda uma decoração mais acolhedora", explica.  

O fio de luz pode cumprir o papel de chamar a atenção para algum canto da casa, neste caso é só usar e abusar da criatividade. Ele pode emoldurar um quadro, espelho, parede ou porta. No quarto, o varal de luz pode surgir apoiado na mesa lateral ou criado mudo do quarto, fazendo às vezes de abajur. Numa cabeceira de uma cama ou berço para uma atmosfera mais aconchegante ao ambiente. 

Diversão e aconchego: a arquiteta Fabiana Rodrigues diz que os fios de luz são uma boa opção para a decoração do quarto das crianças (Foto: Weber Sian / A Cidade)
Universo infantil 

No quarto dos pequeninos, o fio de luz imprime graça e aconchego. "Quando colocados em locais inusitados, como apoiados em estantes, nichos, cabeceiras de cama ou berço, e até mesmo soltos na parede ou à disposição para os pequenos escolherem o local, possibilitam um estímulo à imaginação da criança", destaca Fabiana. 

Seja emoldurando espelhos, quadros, murais de fotos e recados, janelas, portas, pendurados na cortina ou ainda esticados na parede, eles são sempre bem-vindos nos ambientes infantis e juvenis. 

Diversão e aconchego: a arquiteta Fabiana Rodrigues diz que os fios de luz são uma boa opção para a decoração do quarto das crianças (Foto: Weber Sian / A Cidade)
Decorativos e viáveis
  
(Foto: Pipilota / Divulgação)
À pilha ou elétricos, os fios de luz normalmente são de led, o que os torna, além de versáteis e acessíveis, economicamente viáveis por consumirem pouca energia.  

Ainda conhecidos como cordões de luz ou varal, como são chamados no mercado de decoração, eles tem diversos formatos e cores de lâmpadas. Em formato de estrela, flores, corações e, até mesmo, de animais, decoram os espaços de acordo com a intenção e estilo que se quer imprimir.   

Mas os mais tradicionais são de lâmpadas de led envolvidas em bolas de plástico, fibras naturais e resina. "E vale ressaltar que, em tempo de DIY (Do it Yourself) ou faça você mesmo, é possível criar modelos de formatos infinitos, basta usar a criatividade e a imaginação", destaca Fabiana.  

Atmosfera define o modelo
 
 

(Foto: Westwing / Divulgação)
Um artifício que possibilita criar infinitas atmosferas no campo da iluminação, além de ser um elemento decorativo. "Ao chegar em casa, basta desligar a iluminação principal, acender o fio e aproveitar esse clima intimista para relaxar", afirma a arquiteta Fabiana Rodrigues.   

Diante de tantos modelos e cores, na hora de escolher o varal de luz, Fabiana revela que é preciso ter em mente a atmosfera que se deseja criar. "As lâmpadas amareladas (quentes) oferecem uma atmosfera mais acolhedora e aconchegante, já as lâmpadas azuladas ou brancas (frias) são mais energéticas e estimulantes", ensina.  

Para uma decoração mais descontraída ou lúdica, aposte em fios de luz de bolinhas com cores vibrantes ou tons monocromáticos como preto e branco. "Ou, ainda, em formatos diferenciados como cubos e triângulos", sugere.  

Mas vale ressaltar que por apresentar uma luz bem suave, é um elemento que produz efeito de iluminação decorativa. "Não substitui os pontos de iluminação para tarefas específicas ou geral do ambiente", afirma.
 
Crie o seu fio de luz   

A arquiteta ressalta que, além dos modelos encontrados no mercado, na internet há diversos tutoriais que ensinam as pessoas a fazerem o seu próprio fio de luz utilizando, por exemplo, luzinhas de Natal (os famosos pisca-pisca) e copinhos descartáveis.   

"Basta você cortar um "X" na base do copo, pintá-los com a cor que combina com sua proposta de decoração e encaixar as lâmpadas do pisca-pisca. Pronto: terá seu fio de luz e, com certeza, um resultado surpreendente e incrível", diz Fabiana.  

Luz do 'Céu'  
 

A jornalista Lívia Komar Barusco apostou nos fios de luz para o quarto do filho Matteo (Foto: Matheus Urenha / A Cidade)
A jornalista Lívia Komar Barusco apostou nos fio de luz para dar graça ao quarto do filho Matteo, de 2 anos e meio. O fio de bolas enrolado sobre o telhado da caminha sugere a luz do céu em composição com o papel de parede de nuvens.   

Para a jornalista o fio de luz, além de lindo, dá uma sensação de aconchego, sendo uma opção moderna para iluminar principalmente quartinhos de crianças que costumam não gostar do escuro.   

"Como a caminha dele é no chão para proporcionar independência e autonomia para ele sair e deitar quando quiser, a luz fraquinha deixa um ambiente meia-luz que não o atrapalha, mas ao mesmo tempo, o ajuda a se localizar no quarto caso ele acorde na madrugada. As luzinhas aqui em casa são chamadas de estrelinhas e elas fazem parte do processo de fazê-lo dormir", comenta.
 
Iluminação segura e sustentável  

E como são muito exploradas em berços e caminhas de bebê, a segurança é outro ponto forte. Não apresentam riscos ao toque de crianças. "As lâmpadas de led não emitem calor e, por isso, não oferecem riscos ou danos à saúde", ressalta.   

"As lâmpadas de led são econômicas, consomem pouca energia e oferecem grande durabilidade quando comparadas às tradicionais. Permitem uma ótima relação custo/beneficio e serão, sem dúvida, o novo padrão de lâmpadas no mercado", afirma Fabiana.  

Como sua estrutura é um fio maleável, permite uma fácil flexibilidade e adaptação a qualquer decoração. Seja numa mesa de festas ou chá de bebê, seja em linhas verticais, destacando a cortina numa sala de estar.


Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Cadastrados

Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)
Comentário (obrigatório)
0 comentários

Veja também