ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

vidaeestilo

Técnicas de corrida potencializam o exercício e evitam lesões

"Atividades complementares são de suma importância para alcançar resultados", disse o educador físico Tom Osório

| ACidadeON/Ribeirao

Indoor: O educador físico Tom Osório orienta treino: postura e passadas devem seguir técnicas (Foto: Weber Sian / A Cidade)
As técnicas de corrida são essenciais para potencializar o exercício e evitar lesões. Daí a importância dos treinos educativos e de coordenação motora para que sejam colocadas em prática. 

"A periodização para corredores envolve não somente os treinos específicos de corrida propriamente ditos. Atividades complementares são de suma importância para alcançar resultados. Os treinos de musculação, aulas de alongamentos, treinos educativos e de corrida não podem faltar neste planejamento", explica o educador físico Tom Osório.  

Por conta disso, ele ressalta que a mescla de treinos de corrida na rua e indoor (na esteira) podem auxiliar, como no controle de cadência/ritmo, além de propiciarem um menor impacto nas articulações.  

Entre as técnicas está a postura correta. A indicação é que o olhar busque o horizonte, com a mandíbula relaxada e os ombros soltos.   

"Já a movimentação dos braços deve ser entre a cintura e a parte inferior do peito e os cotovelos, com flexão de 90 graus. Os punhos não podem ser fechados totalmente e ao mesmo tempo, r as mãos não podem permanecer abertas por completo", detalha Osório.  

A passada deve seguir o movimento preciso. De acordo com o educador físico, os pés não devem produzir barulho na aterrissagem de cada passada. "Uma passada silenciosa é sinal de que a corrida está sendo executada de maneira adequada", afirma.   

Eliane Buda (Arquivo Pessoal)
Corrida traz condicionamento para o tênis e novas amizades 

A gerente comercial Eliane Buda descobriu a corrida há sete anos, após mudar de academia. "Fazia musculação e fui estimulada pelo professor e por uma amiga", lembra. No início teve resistência. "Achava que não ia conseguir e não entendia os benefícios da corrida. Comecei um pouco de cada vez, tanto indoor como outdoor", conta.

Tenista, Eliane passou a ter na corrida um meio de ganhar condicionamento, "fôlego e pulmão", além de qualidade de vida e amizades.
Segundo ela, para cumprir o desafio de continuar praticando, correr com outras pessoas faz toda a diferença.

"Embora seja um esporte individual, é bom ter um companheiro com o mesmo objetivo para servir de incentivo, que tenha o mesmo ritmo, o mesmo pace. Isso foi importante para eu aprender a gostar", ressalta.

Hoje, Eliane corre duas vezes por semana, sempre pela manhã e afirma que o mais difícil é a doutrina em relação ao horário do treino (por conta do clima) e a alimentação regrada. "Se condicionar ao que a corrida lhe pede exige muita disciplina", diz.

Ela já participou de provas de 5, 7 e 10 quilômetros, inclusive da Corrida Integração, promovida pelo grupo EPTV, mas revela que atingiu seu limite de extensão de prova.

"O condicionamento pra mim é cérebro. Não consigo superar o percurso maior por conta do tempo que ele envolve de corrida, além do condicionamento necessário. Este é o meu limite e já me trouxe muitos benefícios", afirma.

Não 'corra' riscos

Apesar dos inúmeros benefícios, a corrida também pode causar lesões se não praticads de forma adequada, tanto em termos de técnica, quanto de treinos e equipamentos adequados.

"Os maiores erros são postura errada, falta de tênis apropriado, de alongamento, de fortalecimento e de descanso e excesso de treinos", ressalta o educador físico Tom Osório. Ele cita as lesões mais comuns:

Lombalgia aguda
Dor na coluna lombar causada por lesão em um músculo ou ligamento.

Tendinite de calcâneo
Lesão do tendão de Aquiles, que fica na parte de trás do pé e conecta os músculos da panturrilha aos ossos do calcanhar. Lesionado provoca dor no calcanhar e no tendão durante prática de atividades simples;

Fascite plantar
Inflamação do tecido chamado fáscia plantar, localizado na sola do pé, que conecta o calcâneo (osso que forma o calcanhar) aos dedos. Provoca dor forte próxima ao calcanhar;

Condromalacea patelar:
Desgaste na cartilagem do joelho, uma doença crônica e muito dolorosa;

Canelite
Inflamação do osso da canela, da tíbia, seus tendões ou músculos. É caracterizada por dor na canela durante exercício físico;

Entorse de tornozelo
É umas das principais lesões esportivas e ocorre, na maioria das vezes, devido à inversão do pé, que provoca dor, inchaço e instabilidade do tornozelo;

(Fonte: Tom Osório - educador físico da assessoria esportiva Acahdre Running Club (ARC) 

Leia mais  

Corrida: esporte que dá prazer e qualidade de vida

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Cadastrados

Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)
Comentário (obrigatório)
0 comentários

Veja também