Aguarde...

ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

vidaeestilo

Em Aveiro tudo é belo: das praias à arquitetura

Conheça a cidade portuguesa que é cortada por canais

| ACidadeON/Ribeirao

A cidade é toda cortada por canais, as rias, por onde passeiam os barcos moliceiros (foto: DIVULGAÇÃO TURISMO CENTRO DE PORTUGAL)
 

Localizada no Centro de Portugal, próxima a outros destinos muito visitados do país, como Coimbra, Óbidos e Fátima, a cidade de Aveiro é um destino que esperamos ver em um livro de viagens.  

"Aveiro se destaca por sua beleza única. Um lugar onde se pode encontrar boa gastronomia, praias belas, tradição histórica, umas das universidades mais modernas do país e um grande apelo artístico presente na arquitetura da cidade", define o presidente", comenta Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro de Portugal.  

De fato, a arquitetura é um dos grandes atrativos da "Veneza Portuguesa", graças a seus prédios no estilo Art Noveau, marcados pelas curvas impactantes e as fachadas decoradas com azulejos.  

Para apreciar o estilo, uma dica é fazer um tour de moliceiro que inclua admirar a Casa do Major Pessoa - Museu da Arte Nova; o Edifício da Casa dos Ovos Moles, que chama a atenção pelas janelas curvilíneas e os detalhes florais na fachada; e a antiga Estação (de trem) de Comboios.

Explore com tempo  

Mesmo com esses atrativos, muitos turistas optam por fazer um bate-volta para Aveiro, partindo de Coimbra ou outra cidade do Centro de Portugal. Mas vale explorá-la com mais tempo. Até porque, segundo Machado, as opções de hospedagem da cidade também são uma atração à parte. "Dentre elas estão o charmoso Hotel das Salinas, que fica próximo dos mais belos edifícios art nouveau, o Hotel Moliceiro, com charme e requinte únicos, e o Meliá Ria Hotel & Spa, com uma privilegiada vista para a ria", cita o presidente. 

Salinas

As salinas de Aveiro são conhecidas pelo sal de alta qualidade. Aliás, suas riquezas culturais também se devem à abundante produção salina. Pela cidade encontram-se lojas de cosméticos feitos à base de sal da região, com métodos artesanais e matérias-primas processadas de forma 100% natural, além de sais de banho com algas. No passado, o sal foi responsável pelo desenvolvimento econômico da região. "Para aprender mais sobre isso, a sugestão é uma visita ao Ecomuseu Marinha da Troncalhada", sugere Machado.  

As salinas de Aveiro são conhecidas pelo sal de alta qualidade (foto: DIVULGAÇÃO TURISMO CENTRO DE PORTUGAL)

De bike  

Vale explorar a cidade de bicicleta, nas chamadas bugas, que são emprestadas gratuitamente pelo município. Pode-se percorrer o cintilante canal da cidade, passar pelas ruelas pitorescas e escolher um dos tradicionais cafés para sentar-se e saborear os famosos Ovos Moles, marca da gastronomia de Aveiro. À noite, o ponto certo é o largo da Praça do Peixe, onde se concentram as festas e baladas. "A grande população estudantil e o clima festivo propiciam uma animada vida noturna", diz Machado.   

As embarcações, que lembram as gôndolas de Veneza, romantizam os passeios (foto: DIVULGAÇÃO TURISMO CENTRO DE PORTUGAL)

Passeios imperdíveis

Estação de Comboios
A velha estação de trens de Aveiro faz um belo contraste com a nova. O edifício preserva a beleza dos azulejos de sua fachada, tornando-a encantadora;

Ecomuseu Marinha da Troncalhada

É onde se conhece a importância do sal para a região. "Essa antiga salina é um museu ao ar livre, onde o turista pode realizar a visita de forma independente ou em um passeio guiado para um aprendizado mais aprofundado sobre o método tradicional de produção", diz Machado;

Estação Ferroviária de Aveiro
A estação é um tesouro da cerâmica portuguesa. "Repleta de azulejos azuis e brancos, a construção impressiona por conter a coleção mais significativa da peça na cidade. Em suas paredes, se formam diversos desenhos que retratam paisagens regionais", detalha; 

Fábrica da Vista Alegre
A renomada fábrica de porcelanas fica em Ílhavo. Com mais de 100 anos de história, sua marca se consagrou como uma das mais cobiçadas de Portugal. É possível fazer visitas guiadas para conhecer o processo de montagem dos produtos na íntegra, que permite presenciar todo o carinho e cuidado investido na confecção de verdadeiras obras de arte;

Mercado do Peixe
O tradicional mercado permite apreciar os sabores e aromas da cidade e abriga alguns dos melhores restaurantes de mariscos de Aveiro.