Aguarde...

ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

vidaeestilo

Lima: os encantos da capital peruana

O encontro de culturas e a gastronomia são os pontos fortes da viagem

| ACidadeON/Ribeirao

O Oceano Pacífico fica separado da cidade de Lima por um paredão rochoso que dá um charme a mais à cidade. A vista é deslumbrante (foto: Marcelo Fontes / A Cidade)

Sempre que temos a oportunidade de conhecer uma capital sul-americana, paira uma dúvida: qual escolher? Bem, aqui vou apresentar vários argumentos para você escolher Lima, a cosmopolita capital peruana. O encontro de culturas e a gastronomia são os pontos fortes da viagem.  

Fiquei hospedado em Miraflores, bairro mais organizado e seguro de Lima. Optei por um hotel da rede Ibis, mas as passibilidades são muitas e tem para todos os bolsos e gostos.

Atrações  

A orla e a cidade de Lima são separadas por um paredão de rocha, que traz todo o charme para a cidade. Normalmente, pela manhã, um nevoeiro vindo do Oceano Pacífico encobre o céu e, nos dias de verão e outono, o sol aparece na parte final da tarde.  

Fiz uma parada de quatro dias em Lima estava vindo de férias na República Dominicana e aproveitei a escala na capital peruana. Então a intenção não era visitar a famosa Machu Picchu e sim explorar ao máximo a capital.  

E não é que em Miraflores mesmo é possível visitar um grande sítio arqueológico, denominado Huaca Pucllana? O local fica a 30 minutos de caminhada a partir do Shopping Larcomar.  

Trata-se de um centro de cerimoniais da cultura dos povos pré-hispânicos no país, utilizado entre os anos 200 e 700 d.C.
Na Huaca Pucllana há uma construção piramidal de 25 metros de altura, que chama muito a atenção por contrastar com alguns prédios do bairro. A área toda tem 20 hectares. É cobrada uma taxa de 12 soles (R$ 14) para entrar.  

Outra atração imperdível é o Circuito Mágico das Águas, no Parque de La Reserva, a 25 minutos de táxi da orla de Miraflores. No local você vai vivenciar um espetáculo envolvendo água e luzes. É difícil descrever o show, sempre acompanhado de música, mas posso garantir que você não vai se arrepender. 

Real versus Soles Peruanos  

A cotação do Real é bem próxima do Sol Peruano. Pelos valores da última quinta-feira (12), R$ 0,85 centavos era equivalente a um Sol. Recomendo levar a moeda local, porque acaba sendo bem mais econômico na hora de pagar as contas.   

Praticamente todas as casas de cambio brasileiras vendem Soles, mas sempre sob encomenda. No entanto, você não terá problemas para pagar os restaurantes e comprar os souvenirs com cartões que você utiliza no Brasil só não se esqueça de autorizar as transações internacionais no seu banco. 

Nação amiga do Brasil  

De acordo com o site do Ministério do Turismo, os brasileiros não precisam de visto ou passaporte para entrar no Peru. Também não há exigência de vacina. No entanto, recomendo levar a carteira internacional de vacina contra a febre amarela esse certificado é pedido para brasileiros em vários países, como na Colômbia, por exemplo. Outra recomendação é levar o passaporte mesmo sem a exigência. Todo cuidado ajuda a não ter dor de cabeça durante a viagem.  



Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook