Aguarde...

ACidadeON São Carlos

SÃO CARLOS
mín. 20ºC máx. 36ºC

Notícias

UFSCar apresenta exposição de esculturas feitas com troncos de árvores

Mostra do artista angolano Kuta Ndumbu é aberta ao público e tem visitação gratuita

| ACidadeON/São Carlos

Mostra do artista angolano Kuta Ndumbu é aberta ao público e tem visitação gratuita

Até o dia 4 de abril, a Biblioteca Comunitária (BCo) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) apresenta a exposição de esculturas "Nkissi", de autoria de Kuta Ndumbu, natural de Waku-Kungu (Angola) e que se dedica às artes plásticas há mais de 25 anos.  

As obras expostas na BCo foram concebidas por Ndumbu a partir de troncos de árvores que, arrancadas pelo rio Itanhaém de um estuário, foram despejadas no mar, acabaram descascando e foram depositadas na praia. Após recolher esses troncos, o artista atribuiu nova roupagem a eles, que receberam o título de Nkissis (espíritos ancestrais), por causa de sua verticalidade totêmica.  

Inspirado no filósofo Walter Benjamin, em parte de sua pesquisa bibliográfica relacionada aos espaços sagrado e profano, o autor explica que as árvores são consideradas "ímagos mundi" pelo fato de frequentarem três mundos ao mesmo tempo - as raízes entranhadas no mundo dos mortos; o caule, no mundo dos vivos; e a copa, que segura o mundo dos deuses. Foi a partir dessa interpretação que Kuta Ndumbu produziu as obras.
A exposição é aberta ao público e pode ser visitada gratuitamente, no piso 1 da BCo, área Norte do Campus São Carlos da UFSCar, de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, e aos sábados, das 8 às 14 horas.  

UFSCar apresenta exposição de esculturas feitas com troncos de árvores


Sobre o autor  

Kuta Ndumbu é um artista plástico angolano que hoje mora no Brasil, onde teve a oportunidade de enriquecer seu portfólio com montagens que abrangem instalações, performances, esculturas e pinturas. Dos locais em que esteve presente com suas obras destacam-se o 10º Salão de Arte Contemporânea, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo; exposição coletiva no Museu Oscar Niemeyer; além de exposições no Consulado de Angola e no Sesc Pompeia, ambos em São Paulo.

Mais do ACidade ON