Aguarde...

ACidadeON São Carlos

SÃO CARLOS
mín. 20ºC máx. 36ºC

Notícias

Senac São Carlos promove bate-papo sobre o universo da cerveja

Para propagar a cultura cervejeira no interior de São Paulo, o Senac São Carlos participará pela 4ª. vez do BeerTrip Festival, no dia 26 de maio

| ACidadeON/São Carlos

.
 
Consumir cervejas especiais está cada vez mais em alta no Brasil. O número de cervejarias artesanais registradas no país cresceu 37,7% em 2017, o que representa um total de 679 novas marcas. Dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) revelam ainda que, no ano passado, foram lançados 8,9 mil produtos diferentes, uma média de 13 para cada fabricante.  

Essa variedade tem motivado os consumidores a seguir o lema "beba menos, beba melhor". O novo comportamento impactou positivamente no mercado da cerveja artesanal, que ganhou mais espaço entra as marcas da bebida. "Não se trata de um ressurgimento da bebida, mas do nascimento de uma cultura que prioriza sabor, estilo e design", diz José Márcio Fernandez Cunha, que escreveu, em coautoria com a arquiteta Miriam Gurgel, o livro Cerveja com Design, da Editora Senac São Paulo.  

"A princípio, a palavra design surpreende, mas tem total ligação com o universo da cerveja", diz o autor. Para os interessados em entender como esses mundos se conversam, o escritor promoverá um bate-papo sobre o tema, em 24 de maio, no Senac São Carlos. Ele contará a história, a produção da bebida e os aspectos do design, presentes na concepção dos rótulos, formatos das garrafas, bolachas de chope e na relação das pessoas com os ambientes onde a bebida é consumida.  

Atualmente são mais de 130 estilos que se harmonizam com os espaços destinados ao seu consumo. Trata-se da inovação na experiência de compra do cliente. Por isso, a bebida é servida, ao redor do mundo, em bares, botecos, botequins, pubs, tavernas, entre outros.  

"Esses ambientes são projetados tanto para a liberdade que algumas cervejas demandam como para a atual sofisticação de degustadores mais exigentes. No contexto, a altura da mesa, o tipo de cadeira, a iluminação, tudo influencia o comportamento do cliente durante a degustação."  

Dentro da programação, os participantes também poderão conhecer um panorama sobre versões artesanais e realizar uma degustação harmonizada de dois pratos com cervejas. Para participar e fazer inscrição no evento Cerveja com Design, basta acessar o Portal: www.senac.com.br/sãocarlos.

Sobre o palestrante 
José Marcio Fernandez Cunha
É formado em Turismo e especialista em gestão de restaurantes, bartender, sommelier de cervejas, vinhos e cachaça. Membro da delegação brasileira no 3º Campeonato Mundial de Sommelier de Cervejas, na Alemanha, em 2013. Palestrante em eventos nacionais e internacionais de cerveja, vinho e cachaça, ele também é consultor de negócios na área de alimentos e bebidas. Autor do livro Cerveja com Design, da Editora Senac São Paulo.

No estande da unidade, os visitantes poderão degustar deliciosos pratos, preparados por chefes de cozinha e docentes do curso Gastronomia, e harmonizá-los com as cervejas apresentadas no evento. A iniciativa reunirá 20 cervejarias e 40 rótulos no Oasis Eventos, localizado na Rodovia Washington Luiz, km 241,5, em São Carlos. Para participar do festival, é necessário adquirir o ingresso pelo site oficial do evento:
www.beertripfestival.com.br.

Serviço 
Cerveja com Design
Data: 24 de maio de 2018
Horário: 19h30
Local: Senac São Carlos
Endereço: Rua Episcopal, 700 Centro São Carlos/SP
Informações: www.sp.senac.br/saocarlos

BeerTrip Festival
Data: 26 de maio de 2018
Horário: das 13h às 21 horas
Endereço: Rodovia Washington Luiz, km 241,5, em São Carlos
Informações: www.beertripfestival.com.br


Mais do ACidade ON