Aguarde...

ACidadeON São Carlos

SÃO CARLOS
mín. 20ºC máx. 36ºC

Notícias

Movile expande operações e deve gerar 120 vagas de emprego em São Carlos

Grupo, que conta com empresas como iFood e Wavy, inaugurou um hub no Onovolab. Empresário afirma que a cidade caminha para ser o maior polo de inovação do país

| ACidadeON/São Carlos

 
Na contramão da crise e das demissões em massa observadas nas grandes indústrias locais, o Grupo Movile expandiu suas operações em São Carlos e inaugurou um novo espaço na cidade na segunda-feira (5). O hub, como é chamado pelo CTO Flávio Stecca, fica dentro do Onovolab, local que atualmente reúne cerca de 55 empresas na área de tecnologia na cidade.  

"A expectativa é atrair [e contratar] 120 profissionais para a área de tecnologia nas várias empresas do grupo Movile", afirmou Stecca.  

Atualmente com cinco empresas na área de tecnologia (iFood, Wavy, Sympla, Zoop e PlayKids), um dos motivos que levou o grupo a escolher a cidade foi o capital humano. "São Carlos foi escolhida por ser um polo de tecnologia relevante. Nós temos três grandes universidades aqui e a gente acredita muito em estar próximo delas para realizar o desenvolvimento de tecnologia. A Movile nasceu em Campinas, que também é um polo, então nós estamos tentando replicar em São Carlos", explicou o CTO da Movile.   

Flávio Stecca é responsável pelo setor de tecnologia do Grupo Movile. Foto: Amanda Rocha/ ACidade ON

Celeiro de startups  

De acordo com o co-fundador e CEO do centro de inovação de startups Onovolab, Anderson Criativo, a chegada do Grupo Movile coloca São Carlos no Top 5 de cidades inovadoras do Brasil. "Quando a gente inaugurou [em fevereiro de 2018], nós falamos que em três anos São Carlos seria o maior polo de inovação do Brasil, o pessoal achou que a gente estava brincando. Passou um ano e meio, estamos na metade do caminho, e já estamos neste patamar de trazer empresas deste porte para cá. A tendência é sempre que outras empresas do mesmo tamanho acabem vindo também", afirmou Criativo.  

Tendo começado as operações na cidade com menos de 10 startups, o local hoje conta com 55 empresas, onde trabalham diariamente 300 pessoas.  

O espaço inicial, construído nas ruínas da antiga Companhia Fiação Tecidos São Carlos, precisou triplicar de tamanho para acomodar as novas empresas e pessoas.   

Co-fundador e CEO do centro de inovação de startups Onovolab, Anderson Criativo. Foto: Amanda Rocha/ ACidade ON

O crescimento, segundo o CEO do Onovolab, deve continuar até a cidade atingir o status de Top 1 em tecnologia no país. "Essa expansão foi muito rápida mesmo. O crescimento da empresa foi absurdo, considerando o tempo. Então, em todos os aspectos, ter escolhido São Carlos foi uma das melhores decisões que a gente tomou na vida", afirmou.  

Questionado sobre os reflexos deste crescimento no setor para a cidade, Criativo explicou que "o primeiro é a geração de empregos diretos. Além disso, você gerar uma perspectiva para quem está nas universidades aqui em São Carlos, e em seu entorno, de pensar que, talvez, elas não precisem mais ir para a capital porque as grandes empresas começaram a chegar. Outro grande aspecto é que as grandes empresas estão sempre de olho no movimento das outras, então a tendência é que essa vinda da Movile atraia outras grandes empresas para São Carlos", finalizou Criativo.  

Emprego  

Os interessados nas vagas de emprego devem cadastrar o currículo através do site oficial do Grupo Movile.  



Mais do ACidade ON