Aguarde...

ACidadeON São Carlos

SÃO CARLOS
mín. 20ºC máx. 36ºC

Notícias

Atleta de São Carlos é a 5ª mulher mais forte do mundo

Valeria Gonzalez Dominato representou o Brasil no Campeonato Mundial Master de levantamento de peso no Canadá. Esportista é a atual campeã sul-americana

| ACidadeON/São Carlos

Valeria Gonzalez Dominato representou o Brasil no Campeonato Mundial Master de levantamento de peso. Foto: Luã Viegas/ ACidade ON São Carlos
 

A atleta de São Carlos, Valeria Gonzalez Dominato, ficou com a quinta colocação no Campeonato Mundial Master de levantamento de peso olímpico. A competição, que reuniu cerca de 800 atletas na cidade de Montreal, no Canadá, foi realizada na semana passada.  

Aos 43 anos, Valeria, que nasceu no Paraguai e vive há 20 anos no Brasil, foi a única representante do país em todas as categorias do torneio. Além dela, havia apenas mais uma atleta sul-americana no mundial.  

Disputando a categoria para atletas com idade entre 40 e 44 anos, a esportista, que também é fisioterapeuta, educadora física e treinadora, atingiu a marca de 121 kg no levantamento de peso olímpico.  

Valeria explica que competiu em duas modalidades: o arranco e o arremesso. Apesar de não ter chegado ao pódio, a atleta de São Carlos ficou feliz com o resultado alcançado. "Foi muito satisfatório porque eu consegui começar a ranquear no mundo. Hoje eu sei que eu sou a quinta mulher mais forte na minha categoria. Para o país é muito bom, para o esporte é muito bom e, principalmente, para o público que acompanha, para saberem que não é o fim da vida e dá para continuar fazendo esportes para sempre. Eu acho que essa é a mensagem que fica", afirmou Dominato.  

"Eu mantive uma marca muito boa e agora é buscar levantar as mesmas cargas que o pessoal [de outros países]. Agora que eu já sei brincar, vou atrás de medalha", concluiu.   

Veja vídeo da atleta no Mundial do Canadá:

 

Trajetória no esporte  

Novata no levantamento do peso, Valeria conta que começou a praticar a modalidade há cerca de dois anos com o ex-treinador da Seleção Brasileira, Luís Lopes. "Comecei para conseguir levar o corpo, mesmo depois de uma certa idade, em alta performance. O levantamento de peso consegue fazer com que você se sinta cada vez mais forte, autossuficiente e independente", disse.  

Com uma vida ativa desde os 6 anos, a atleta explicou que cresceu praticando diferentes esportes: ballet, musculação, vôlei. Sem nunca ter se afastado das atividades físicas, ela relatou que não foi fácil entrar no 'mundo masculino' do halterofilismo. "Aos poucos você vai mostrando serviço, mostrando que é uma coisa tranquila, que não é coisa só de homem. Você [mulher] não vai ficar grande, não vai ficar masculina e perder a sua personalidade feminina e os movimentos delicados. Inclusive, as meninas que vão para as competições têm um charme particular muito legal", explicou Dominato.

Falta de investimento  

No país do futebol, 'abocanhar' patrocínios ou qualquer outro tipo de ajuda acaba sendo mais um desafio para esportistas de outras modalidades não tão populares.   

Por conta disso, no caminho para as grandes competições, mesmo atletas de alto rendimento como a Valeria acabam esbarrando na falta de incentivo financeiro. "Por enquanto, está sendo difícil. A gente já correu atrás de algum pessoal para conseguir ajuda para ir aos campeonatos, suplementação e, principalmente, com treinadores. Por enquanto, está um pouco complicado. A ajuda seria muito bem-vinda para que as equipes possam ganhar mais espaço daqui para frente", disse Dominato.  

Próximas competições  

Para finalizar o ano de 2019, em que já conquistou o título Paulista, Paranaense e Sul-Americano, Valeria ainda vai participar do 1° Campeonato Brasileiro Master da modalidade no mês de outubro. 

Em 2020, a atleta disputará o Campeonato Sul-Americano, que será disputado no Brasil, e o Pan-Americano, no Equador.  




Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON