Aguarde...

ACidadeON São Carlos

SÃO CARLOS
mín. 20ºC máx. 36ºC

Notícias

Gamer de São Carlos comenta cenário competitivo de e-sports

GameON TV é o novo produto do ACidade ON e deve fomentar ainda mais os esportes digitais na região

| ACidadeON/São Carlos

Time de e-sports do Caaso Hogs de São Carlos - Foto: colaboração/arquivo pessoal

O Portal ACidade ON possui agora um canal especializado ao mundo dos e-sports, os jogos digitais. O GameON TV já está disponível por meio do www.acidadeon.com/game-on. No link você confere as principais notícias do mundo dos esportes eletrônicos. 

Se antes da virada do milênio o tema era considerado apenas brincadeira, hoje as competições virtuais movimentam milhões em um mercado que reúne pessoas de todas as idades e das mais diversas áreas profissionais.   

Existem até fã clubes de grandes equipes por todo o mundo, além de celebridades reveladas através da internet, em canais de vídeo, podcasts e redes sociais diversas. O setor cresce a cada dia ano e gera trabalho para desenvolvedores, jogadores, profissionais do entretenimento, da prestação de serviço e muitos outros.

GAMEON TV FOI À GAMESCOM 2019, MAIOR EVENTO DE GAMES DO MUNDO 

O GameON TV esteve presente na maior feira de games do mundo. Você pode conferir os detalhes da visita clicando na matéria acima. O evento é um dos mais importantes e aguardados do ano. Em grau de importância, ela está ao lado da E3 (Estados Unidos) e da Tóquio Game Show (Japão). 

No local, 1.153 empresas (10% a mais em relação a 2018) garantiram uma diversidade de jogos sem precedentes nas salas de exposições, em uma área expandida de 218.000 metros quadrados.

De acordo com dados divulgados pela organização, em 2019 ano a feira recebeu mais de 370 mil visitantes de cem países diferentes. Para Gerald Böse, presidente e CEO da Koelnmesse GmbH, organizadora do evento, "a Gamescom mais uma vez impressionou e continuou sua história de sucesso".    

Foto: divulgação/ Koelnmesse GmbH e Thomas Klerx

Interior 

Porém, assim como a proposta do ACidade ON em tratar de temas hiperlocais da nossa região, o e-sports local não poderia ficar de fora. Por isso, nossa reportagem conversou com um dos integrantes da equipe Caaso Hogs.  

Mateus Brito, conhecido pelo apelido de "Meu Pai", tem 22 anos, é estudante universitário de São Carlos e joga na equipe nas modalidade de League of Legends e Fifa. Ele disse que joga Fifa desde 2007 e que atingiu o nível de Diamente 1 no LoL. Para Brito, o campo do e-sports tem firmado raízes no interior.  

"No interior, [os e-sports] têm crescido cada vez mais. De dois anos para cá, temos o time da Unicamp que está crescendo de uma maneira muito forte, com jogadores conhecidos no cenário. Temos aqui em São Carlos a UFSCar Fire, o Caaso Hogs, temos times em Ribeirão Preto, em Piracicaba. Então o cenário tende a crescer. Temos uma união entre as equipes que está dando certo para buscar um cenário cada vez mais forte", disse. 

O jogador acredita que a popularidade dos games se dá também pelo fato da juventude estar antenada nos meios digitais. "Hoje você tem uma juventude muito mais interessada pela tecnologia, então a tendência de se envolver com games é muito alta", disse.

Requisitos 
 
Jogar profissionalmente ainda é um caminho difícil de se traçar, apesar de cada vez mais atrativo. Há prêmios, como os de um jogo chamado Dota 2, que superam a casa do milhões. 

Segundo Brito, para entrar no mundo competitivo dos e-sports é necessário tempo e dedicação. É preciso estudar muito o jogo pelo qual se interessa e dedicar parte da sua rotina ao treino.  

Equipe Caaso Hogs em Campinas - Foto: colaboração/ arquivo pessoal

Na equipe há um ano, o jovem percebe que o Caaso Hogs tem se destacado nos campeonatos internos e externos, principalmente na cena universitária. "No final de semana anterior, participamos da Copa Paulista Universitária de E-sports. Entre 29 equipes, ficamos em 2º lugar. Já participamos de várias finais de vários campeonatos", afirmou o gamer. 

A equipe participa nas competições de LoL, CS (Counter-Strike), Hearthstone, Fifa e outros. Um dos membros já alcançou o top 10 brasileiro de melhores jogadores de Hearthstone.

Divulgação 

Mateus acredita que o setor ainda carece de divulgação, principalmente de veículos presentes no interior, como o ACidade ON. Por isso, também acredita que o GameON TV é um ótima iniciativa. 
 
"Acho bem legal a iniciativa, porque está em falta hoje em dia. Nós mantemos uma relação boa entre as universidades, mas são apenas entre diretorias. Tendo terceiros, seria legal para influenciar outras inciativas também. Muito legal", disse Brito sobre o GameON TV

Agora, é só ficar de olho e acompanhar os próximos campeonatos e notícias do e-sports.

 





Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON