- Publicidade -
Conteúdo patrocinadoAmado MakerCultura Maker potencializa o aprendizado na escola
Imagem Patrocinio

Cultura Maker potencializa o aprendizado na escola

Atividades motivam os alunos e os tornam protagonistas do saber

Você já ouviu falar na Cultura Maker? Esse movimento tem como base o “faça você mesmo”, do inglês Do it Yourself (DIY) e traz a ideia de que qualquer pessoa, independente de sua idade ou experiência, seja capaz de construir, consertar, modificar ou fabricar os mais diversos tipos de objetos e projetos.

É um exercício de criatividade e protagonismo e um conceito muito explorado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Atualmente, a Educação Maker, com seu foco no estímulo a criatividade e protagonismo de ensino dos alunos, permite desenvolver habilidades essenciais e necessários para a vida em sociedade, como a resolução de problemas, a colaboração e o pensamento crítico.

- Publicidade -

A coordenadora dos Núcleos de Formação e de Tecnologia, Cleide Souza, relata a importância da intencionalidade pedagógica dentro dessa cultura.

“O aluno trabalha a resolução de um problema real de acordo com a situação da escola ou a realidade em que vive. Nós até brincamos que o brasileiro já tem um perfil maker por natureza, pois damos um jeito para tudo. E o objetivo é este mesmo, que dentro do processo de sua aprendizagem, o aluno possa ter autonomia, exercendo as suas competências e habilidades, conforme os conteúdos aprendidos na escola, exercendo socialmente o seu papel”, explica.

Crédito: Divulgação

Neste caso, o aluno sai de uma educação baseada apenas em conteúdos isolados, por muitas vezes, sem sentindo para os alunos.

“É o que chamamos na educação de letramentos, ou seja, as aplicações sociais para o saber aprendido. Por exemplo, é saber a função social da matemática em nosso cotidiano. O objetivo é fazer com que esses alunos saibam pensar, que usem a criatividade e o pensamento crítico na busca de soluções”, diz Cleide.

A democratização do conhecimento é um dos principais impactos da cultura maker e a boa notícia é que não é difícil implementá-la nas escolas. A Amado Maker é uma empresa especializada na elaboração de material didático direcionado para a Cultura Maker e implementação de tecnologia educacional, como a instalação de Espaços Makers e Fab Labs, principalmente em escolas públicas do Brasil. Atende alunos e professores desde a Educação Infantil até o Ensino Médio e EJA.

Para o corpo docente, a empresa disponibiliza uma formação pedagógica e técnica completa, com mestres e doutores na área de Educação Maker, visando a capacitar o educador para a apropriação das metodologias ativas de ensino, além de manter assessorias durante todo processo de aplicação e execução do projeto.

Crédito: Divulgação

Marcelo Amado, fundador da editora, iniciou sua trajetória no universo maker em 2014, quando participou de uma feira de tecnologia, em Londres. Em 2019, com a disseminação do conceito “faça você mesmo”, ele montou o primeiro Fab Lab independente, em Indaiatuba (SP).

- Publicidade -

Com esse movimento se expandindo cada vez mais, houve a necessidade de fomentar um material didático específico para as atividades “Mão na massa” dentro das salas Makers ou Fab Labs, surgindo assim a Editora Amado Maker, que possui uma equipe pedagógica e técnica especializada na área de Educação Maker, responsável pela criação do material didático Espiral, pautada na BNCC e nos quatro pilares da Unesco.

Crédito: Divulgação

SERVIÇO

Amado Maker

Endereço: Rua Cerqueira César, nº 1.993, Centro, Indaiatuba (SP)

Telefone: (19) 3894-6129

E-mail: marketing@amadomaker.com

Acesse: www.amadomaker.com.br

- Publicidade -
OUTROS CONTEÚDOS
- Publicidade -