Trinta pacientes são-carlenses com Covid-19 estão internados em Araraquara (SP) neste domingo (28), segundo boletim emitido pela prefeitura.
Atualmente, São Carlos (SP) não possui nenhum leito disponível de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19. Os únicos 10 que ficam no Hospital Universitário (HU-UFSCar) seguem ocupados há mais de um mês.
Por conta da falta de anestésicos, a Santa Casa ainda não voltou a admitir novos pacientes graves com Covid-19. Ainda assim, os 30 leitos que a unidade possui na Ala Covid também estão ocupados.
De acordo com o boletim emitido no sábado (27) pela prefeitura, 18 pacientes estão em leitos de estabilização neste momento, sendo que 13 estão em Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e cinco estão no Centro de Triagem de Síndrome Gripal do Ginásio Milton Olaio Filho.
O principal hospital da cidade atende toda a região, que compreende cerca de 500 mil pessoas. No entanto, em decorrência do colapso vivido nesta semana, a demanda está sendo transferidas para outros hospitais.
Marcos Palermo fala sobre a situação da saúde em São Carlos
Com surto de Covid-19, abrigo de idosos faz apelo por EPIs em São Carlos
Internações da região
Neste momento, segundo a prefeitura de Araraquara, 107 pacientes de outras cidades de todo o país se encontram internadas na cidade. Destes, quatro são de Ibaté (SP) e uma é de Ribeirão Bonito (SP).
De acordo com a Fundação Seade, o Departamento Regional de Saúde de Araraquara (DRS-3) está com a taxa de ocupação de UTIs em 89,8%.