O Centro de Triagem de Síndrome Gripal instalado no Ginásio Milton Olaio Filho retoma suas atividades nesta quarta-feira (5), a partir das 14h, devido ao aumento de notificações de síndrome gripal no município. A situação superlotando Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
O Centro funcionou de 5 de novembro de 2020 a 26 de setembro de 2021 para atendimento exclusivo de pacientes com suspeita de Covid-19, ou seja, de pacientes com síndrome gripal e respiratória. No pico da pandemia chegou a atender mais de 300 pacientes por dia, sendo que os casos mais graves ficavam nas salas de estabilização até conseguir leitos de UTI via CROSS.
Agora o Centro de Triagem novamente será uma unidade de atendimento exclusiva para pacientes com síndrome gripal e respiratória do SUS (Sistema Único de Saúde), porém não será referenciado, atendendo a demanda espontânea. Amostras para exame do tipo PCR também serão coletadas no local tanto para diagnosticar a Covid-19 como a Influenza.
Para o secretário de Saúde, Marcos Palermo, a intenção é novamente centralizar os casos suspeitos em um único lugar, desafogando as UPAs. “Fechamos o Centro em novembro do ano passado em virtude da queda no número de casos, internações e óbitos por Covid-19, porém agora estamos com um surto de síndrome gripal e precisamos fortalecer a rede para que esses atendimentos sejam mais rápidos e separados das outras comorbidades”.
Palermo reforçou a importância da colaboração da população para o controle efetivo de mais essa onda viral. “O uso de máscaras, a higienização frequente das mãos, o distanciamento social e a não aglomeração são fundamentais para que possamos conter as síndromes respiratórias”.
Somente nos três primeiros dias de 2021 foram confirmados 103 casos positivos para Covid-19 e 265 negativos. Para Influenza foram 113 positivos e 198 negativos. Já morreram 544 pessoas em São Carlos em virtude da Covid-19.
O atendimento ao público recomeça nesta quarta-feira (5) a partir das 14h, porém nos demais dias da semana a unidade vai funcionar das 7h às 22h, com dois médicos por plantão. O posto volante de vacinação do Ginásio Milton Olaio Filho permanece funcionando das 7h30 às 18h30.