- Publicidade -
CoronavírusCom empréstimo de anestésicos, Santa Casa de São Carlos admite 10 pacientes na UTI Covid

Com empréstimo de anestésicos, Santa Casa de São Carlos admite 10 pacientes na UTI Covid

Hospital também recebeu um lote do Ministério da Saúde suficiente para um dia e aguarda recebimento de novos anestésicos pelo Governo do Estado de São Paulo

- Publicidade -

Pronto atendimento para Covid-19 da Santa Casa de São Carlos (SP). Foto: ACidade ON

Com o empréstimo de anestésicos vindos de outros hospitais da região, a Santa Casa de São Carlos (SP) conseguiu admitir dez pacientes com Covid-19 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neste fim de semana. Os medicamentos, não entanto, ainda não são suficientes para outros dias.

- Publicidade -

O gesto solidário do Hospital Universitário (HU-UFSCar) e do Hospital Estadual de Américo Brasiliense (Heab) foi realizado na última sexta-feira (26). Neste momento, 25 dos 30 leitos de UTI Covid para adultos estão ocupados.

“Graças ao HU e ao Hospital Estadual de Américo, que tinham um estoque um pouco menos crítico que o nosso, conseguimos atender os pacientes que já estavam internados e admitir mais alguns. Mas fizemos isso com toda a cautela, monitorando o pouco estoque que temos e sem conseguir colocar todos os leitos de UTI Covid em operação, para conseguirmos dar o atendimento adequado a todos”, disse o provedor da Santa Casa, Antonio Valério Morillas Júnior.

A unidade recebeu neste domingo (29) um lote do Ministério da Saúde com 320 ampolas de Midazolam 10 ml, 20 ampolas de Midazolam 5 ml e 25 ampolas de Cisatracurio 5 ml. A quantidade, no entanto, é suficiente para apenas um dia.

“Ainda não fomos informados com que frequência os anestésicos vão passar a ser entregues e nem a quantidade que receberemos do Governo Federal”, afirma o infectologista e diretor técnico da Santa Casa, Vitor Marim.

O que será do hospital?
O hospital está na expectativa de receber uma nova remessa de anestésicos pelo Governo do Estado. A previsão é de que a entrega seja feita nesta segunda-feira (29). A entrega de anestésicos por parte dos fornecedores ainda não foi normalizada.

- Publicidade -

“A ajuda dos outros hospitais e a entrega de um lote por parte do Ministério da Saúde foram fundamentais para que conseguíssemos dar continuidade aos atendimentos Covid e não Covid. Mas o fornecimento de anestésicos por parte dos fabricantes precisa ser normalizado o quanto antes, para que não tenhamos que suspender novamente o recebimento de novos pacientes”, comenta o infectologista e diretor técnico da Santa Casa, Vitor Marim.

Com relação ao déficit de enfermeiros e técnicos de enfermagem, a Santa Casa remanejou 10 profissionais de outras áreas para trabalhar na assistência do hospital. 17 novos profissionais de enfermagem (10 enfermeiros e 7 técnicos de enfermagem) devem ser contratados no dia 5 de abril.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -