O Departamento Regional de Saúde de Araraquara (DRS-III), a qual São Carlos (SP), faz parte, deve fechar o primeiro mês do ano com um aumento considerável nos indicadores pandêmicos. Nesta sexta-feira (28), a taxa de ocupação de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid está em 70%, enquanto a enfermaria chega aos 76,8%.
A região iniciou o mês de janeiro ainda em índices baixos de ocupação. No dia 1º, os indicadores apontavam 31,4% de ocupação em UTI e 34% em enfermaria. Nos primeiros nove dias, a taxa de ocupação de ambos não ultrapassou os 40%.
A primeira quinzena ainda registrou indicadores de UTI abaixo dos 50%, mas a enfermaria já começava a apontar aumento na ocupação, chegando a quase 60%.
Nesta segunda quinzena, os números continuaram subindo e chegaram a 70% de ocupação na UTI e 76,8% de ocupação de leitos de enfermaria nesta sexta-feira. Todos os dados estão disponíveis no site do Governo do Estado.
Piora da pandemia
Com lotações em hospitais e os indicadores subindo diariamente, cidades da região já começaram a determinar algumas restrições. Como Itirapina (SP), por exemplo, que decidiu suspender eventos que gerem aglomerações e limitou a capacidade de público em estabelecimentos comerciais.
Em São Carlos, O Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus se reuniu ontem (27) com representantes de atividades econômicas e religiosas para pedir colaboração e união entre as categorias em relação aos cuidados sanitários para que não ocorra endurecimento de medidas.
Na ocasião, o secretário de Saúde Marcos Palermo revelou que todos os letos da região estão com ocupação total, e na cidade não é diferente. “O momento, portanto, é de atenção”, disse.