O Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus de São Carlos (SP) pretende desmontar o Centro de Triagem instalado no Ginásio Milton Olaio Filho até sexta-feira (11). Com isso, o atendimento e a testagem devem ser remanejados para unidades de saúde da cidade.
Segundo o coordenador do comitê, Luis Antonio Panone, a medida deve ser tomada em razão de uma combinação de fatores, entre eles a queda na procura por atendimento e testagem e o alto índice de vacinados contra a Covid-19 no município.
“A gente tem um quadro hoje bastante favorável […] não temos mais a necessidade de manter aquela estrutura, porque é uma estrutura cara e nós estamos experimentando um momento em que o surto pandêmico recrudesceu bastante. Nós não temos mais a concentração de pessoas que nós tínhamos lá, e ali temos um custo considerável para manter aquela estrutura”, explicou.
O atendimento, que antes era exclusivo para suspeitos da doença, agora deve ser remanejado para outros atendimentos, mas a população não ficará desassistida. “As pessoas que precisam de atendimento serão redirecionadas para outras unidades de saúde do município”, finalizou.
Nestes meses, o centro passou por diversas mudanças, entre elas a redução de testes aplicados em determinados públicos. O último foi na semana passada, quando o atendimento que antes era 24 horas passou a funcionar das 7h às 19h.
Vacinação e indicadores pandêmicos
Hoje, segundo o Vacinômetro, a cidade contabiliza 585.033 doses aplicadas contra a Covid, sendo que 93,8% da população tem a primeira dose aplicada e 83% está com o esquema vacinal completo, com as duas doses. Além disso, mais da metade dos vacinados já tomou a dose de reforço.
Nos últimos oito dias, foram 405 novos casos e uma morte pela doença, somando hoje 37.969 casos e 577 óbitos. A taxa de ocupação de UTI Covid também despencou, passando de 90% para 40%, com seis pessoas internadas em hospital público e três em unidade privada.