- Publicidade -
CoronavírusComitê vai sugerir medidas mais restritivas para combater pandemia em São Carlos

Comitê vai sugerir medidas mais restritivas para combater pandemia em São Carlos

Comércio pode ter mudança no horário já nesta semana; confira

- Publicidade -

Comércio de São Carlos. Foto de arquivo: Divulgação
 

- Publicidade -

O Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus de São Carlos estuda novas medidas de restrição para tentar frear o avanço da pandemia de Covid-19. Cidade registrou morte e 244 novos casos da doença hoje

As sugestões serão avaliadas pelo prefeito Airton Garcia (PSL) e, caso aprovadas, devem passar a valer a partir de quinta-feira (1). Confira algumas medidas que podem ser adotadas:

– O comércio em geral poderá funcionar entre 9h e 16h;
– Toque de recolher entre 20h e 5h; 
– Capacidade máxima dos estabelecimentos passa de 40% para 30%;  
– Academias, mercados, igrejas, bares e restaurantes vão poder funcionar entre 6h e 19h. 
 
Coordenador do Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus, Mateus de Aquino falou sobre a reunião realizada nesta segunda. “É um pedido do prefeito Airton Garcia que esse comitê continue elaborando e construindo, sempre que há a necessidade de a gente ser mais restritivo, que a gente construa esse debate para evitar nocivos”, disse. 
 
“Os números que São Carlos apresenta exigem que nós tomemos medidas mais restritivas”, complementou Aquino.  
 
Lockdown descartado
 
Aquino também descartou a decretação de um lockdown na cidade e explicou que algumas decisões judiciais possibilitam o funcionamento de alguns setores mesmo em “fases vermelhas”. “A gente tem medidas mais restritivas a serem tomadas, possíveis de serem tomadas. Lockdown, por si só, é confinamento. Não temos condição. Nenhuma outra cidade pode promover esse confinamento. Direito de ir e vir é preservado”.  
 
Redução na capacidade de ocupação
 
A redução na capacidade máxima de ocupação que está em 40% também foi uma das propostas do Comitê. “Continuamos nos baseando na média móvel de casos que aumentou de 118 para 168,43. Também utilizamos o índice de ocupação de leitos UTI/SUS que se mantém alto desde o início de junho, sempre acima de 90%, alias na maioria dos dias ultrapassa 97%. Para conseguirmos frear a contaminação é preciso muita união. A responsabilidade está nas mãos de todos”, explica Mateus de Aquino, coordenador do Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus e secretário de Comunicação. 
Marcos Palermo, secretário de Saúde, afirmou que não basta somente abrir mais leitos de UTI ou enfermaria e sim trabalhar para conter a disseminação da doença. “Claro que temos que atender quem está infectado, mas precisamos conscientizar as pessoas da importância dos protocolos sanitários, do distanciamento e da vacinação. Nesse momento é preciso recuar, impor mediadas mais restritivas, para depois continuarmos avançando. A flexibilização depende da atitude de todos”, avalia Palermo, lembrando que o Hospital Universitário (HU/UFSCar) deve instalar 6 novos leitos de UTI para COVID-19. 
 
Fiscalização 
 
“Estamos prontos para intensificar, se necessário, mais a fiscalização. Já intensificamos as operações para evitar aglomerações e também conscientizar a população que a pandemia não acabou e que continua necessário o cumprimento de todos os protocolos sanitários. Infelizmente as pessoas continuam não comprimindo as medidas necessárias para o enfrentamento da doença com a realização de festas e aglomerações em vias públicas”, alerta o secretário de Segurança Pública, Samir Gardini. 
 
Em São Carlos as denúncias de aglomerações devem ser realizadas no telefone 153 da Guarda Municipal.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -