A prefeitura de São Carlos (SP) passou a realizar, a partir de hoje, testes de Covid-19 apenas em pacientes com comorbidades que sejam atendidos no Centro de Triagem instalado no Ginásio Milton Olaio Filho. A administração informou ainda que está repassando testes para os hospitais por falta de estoque.
Nesta segunda-feira (24), uma folha sulfite com o comunicado foi colocada no Centro de Triagem, mas sem nenhuma comunicação oficial feita pela prefeitura à população. Diante disso, a administração foi questionada, e informou que a limitação de testes procede.
Em nota, a prefeitura informou que está seguindo a recomendação da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a utilização racional dos testes de diagnósticos, tanto para os rápidos de antígenos como os moleculares RT-PCR.
Por isso, a partir de agora, a testagem está disponível apenas para pacientes com síndrome gripal que tenham fatores de risco. Os pacientes sem fatores de risco devem passar em consulta para avaliação médica.
“O procedimento também está sendo realizado pelas redes privadas de saúde diante das dificuldades para aquisição dos testes de antígenos”, justificou a administração, que terminou o comunicado informando que o Governo Federal repassou somente 1.900 testes que já foram utilizados e que solicitou mais ao Ministério da Saúde.