A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico confirmou nesta sexta-feira (12) que hoje não haverá uma nova reclassificação do Plano São Paulo. Com isso, todas as regiões do Estado permanecem nas fases atuais. São Carlos está em fase vermelha desde segunda-feira (8).
A decisão quebra uma sequência de cinco sextas seguidas com reclassificações do plano, que determina o grau da quarentena em todas as regiões de São Paulo.
Segundo o Estado, ainda não há uma nova data para a próxima reclassificação. A coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes está mantida, com início às 12h45.
Na fase vermelha, apenas serviços essenciais como padarias, mercados e farmácias podem operar. Comércio, salões de beleza e academias não podem funcionar, assim como bares e restaurantes, que serão permitidos apenas na modalidade delivery ou drive-thru.
Festas e aglomerações em espaços públicos também estão proibidas. O uso de máscara e distanciamento social fazem parte do protocolo sanitário obrigatório que deve ser seguido pelos estabelecimentos e também pela população.
Em caso de descumprimento de regras, os estabelecimentos podem ser orientados, notificados ou autuados, além de terem seu alvará de funcionamento suspenso. Denúncias de irregularidades podem ser feitas pelo telefone 153 da Guarda Municipal.