A Unimed São Carlos divulgou um comunicado afirmando que a cidade está no “pior momento” da pandemia de Covid-19. O texto foi publicado nesta quinta-feira (21) nas redes sociais da cooperativa ainda informa que houve “aumento exponencial” de casos confirmados e internações, chegando a 100% de ocupação da UTI.
A cooperativa afirmou que acompanha “o aumento exponencial de casos confirmados e internações, tanto em enfermaria como na UTI, chegando a 100% de ocupação, o que exigiu ações como o cancelamento de cirurgias eletivas e a criação emergencial de leitos e enfermaria e UTI para atendimento a pacientes de Covid”.
A Unimed disse que a chegada da vacina é uma boa notícia, mas fez uma ressalva sobre a situação epidemiológica das próximas semanas.
“Acreditamos que a curto e médio prazos ainda não teremos efeitos práticos no número de infectados. A previsão é que para as próximas semanas o número de casos deve ser ainda maior, o que exigirá ainda mais das unidades de saúde, que já estão atuando no limite”.
A cooperativa médica elencou ações, entre elas aumento de leitos de UTI e compra de insumos para fazer frente à pandemia, mas pede que a sociedade se uma e se conscientize “deste momento crítico que estamos passando”.
Números ascendentes.
São Carlos tem experimentado nos últimos dias um aumento na quantidade de confirmações de casos de Covid-19. Há seis dias o município mantém-se com média móvel superior a 90, o maior nível de notificações de novos casos desde o começo da pandemia de Covid-19, em março do ano passado. Nos 20 primeiros dias de 2021 foram confirmados 1.452 novos casos e o total chegou a 7.484 .
Nesta sexta-feira (22), o governo do Estado deverá apresentar nova atualização extraordinária do Plano São Paulo, com novas regressões regionais em gestação.