- Publicidade -
CoronavírusJaneiro é o mês com maior número de casos de toda a pandemia em São Carlos

Janeiro é o mês com maior número de casos de toda a pandemia em São Carlos

Números semanais de casos continuam crescentes; São Carlos tem o mês mais mortal desde outubro do ano passado

- Publicidade -

Internações por covid-19 ainda preocupam (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Internações por covid-19 ainda preocupam (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Faltando mais de uma semana para encerrar, janeiro já é o mês com maior quantidade de casos de Covid-19 desde o começo da pandemia, em março de 2020.

- Publicidade -

Até este domingo (23), são 4.253 positivados, mais de 22 vezes a mais do que em dezembro, quando foram contados 192 casos.

O primeiro mês do ano também teve aumento do número de mortes pela doença. Neste domingo morreu a 552ª pessoa, a oitava desde a virada do ano.

Todas as três primeiras semanas do mês tiveram aumentos nos números de casos e mortes pela doença. A soma semanal encerrada no dia 31 de dezembro era de 59 casos, número que saltou para 901 no dia 7. Na semana encerrada no dia 14 São Carlos teve mais 1.526 casos, aumento de 69%. A curva de crescimento diminuiu, mas continua alta. Na semana encerrada no dia 21 foram mais 1.826 positivados, alta de 20% sobre o período anterior.

Nas comparações de mortes, a soma semanal foi de 1 em 31/12, se manteve em 1 no dia 7 de janeiro, passou para 2 no dia 14 e mais 4 no dia 21. A oitava morte já ocorreu na quarta semana do mês, neste domingo.

Acompanhando o crescimento da disseminação da doença, as médias diárias continuam em alta. No dia 31 eram 8 por dia, razão que passou para 129/dia no dia 7. Subiu novamente para 218/dia no dia 14 e 261/dia em 21 de janeiro.

- Publicidade -

Considerando a média nos 21 primeiros dias de janeiro, São Carlos tem a maior proporção de casos diários de toda a pandemia, superando, inclusive, os meses críticos de março e junho do ano passado.

Vacinas que salvam
Apesar de crescente, o número de mortes por Covid se mantém abaixo do registrado em outros momentos críticos da pandemia. Em junho, por exemplo, foram 3.423 casos e 88 óbitos. Em março, 79 dos 3.706 positivados morreram. Neste mês, o mais mortal desde outubro, 8 morreram dentre 4.253 infectados.

Para especialistas, a menor proporção de mortes evidencia a efetividade da vacinação contra a Covid-19. Porém, descomunal número de casos voltou a lotar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), enfermarias e UTIs de hospitais.

Na última semana, São Carlos teve dias de lotação a 110% na UTI da Santa Casa local. Autoridades sanitárias, gestores de saúde e de hospitais, além de parlamentares discutiram na última semana viabilidade de abertura de novos leitos no município.

- Publicidade -
Bruno Moraes
Bruno Moraeshttps://www.acidadeon.com/saocarlos/
Bruno Moraes é repórter do acidade on desde 2020, onde faz a cobertura política e econômica. É autor do livro “Jornalismo em Tempos de Ditadura”, pela Paco Editorial.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -