Uma mulher de 51 anos com resultado positivo para Covid-19 está a cinco dias aguardando por um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em São Carlos (SP).
Rita de Cassia Aparecida Crepaldi começou com sintomas leves em 8 de março, quando passou por atendimento no Centro de Triagem no Ginásio Milton Olaio. Seu resultado positivo para Covid-19 saiu no sábado (13).
Um dia após, Rita sentiu cansaço e voltou ao Centro de Triagem, onde receitaram medicamentos e antibiótico, mas ela começou a piorar e na segunda-feira (15) procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cidade Aracy.
Santa Casa confirma mais duas mortes por Covid-19 em São Carlos
Santa Casa de São Carlos registra falta de anestésico e suspende cirurgias
Dois dias após a internação ela teve uma piora e precisou ser intubada. Segundo sua filha Larissa Pegoretti, atualmente seu quadro é estável. A família pede uma corrente de oração por sua saúde.
“Ela não melhora ou piora. O Marcos Palermo (secretário de saúde) está ajudante a gente, correndo atrás de um leito na UTI, mas ainda não tem. Tenho fé que ainda hoje vamos conseguir”, disse.
Em nota, a prefeitura confirmou que a paciente aguarda um leito pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS) e salientou que o município possui 40 leitos de UTI, mas neste momento todos estão ocupados.
Já o Governo do Estado emitiu uma nota informando que a demanda de transferências para casos de Covid-19 registradas na Cross cresceu 117% em comparação ao pico da pandemia, sendo que atualmente, são 1,5 mil por dia.
O estado salientou que cada solicitação é avaliada por médicos reguladores, sendo crucial a atualização do quadro clínico e os óbitos podem ocorrer em virtude de quadros clínicos graves e rápida evolução negativa, mas que é responsabilidade do serviço de origem manter o paciente assistido e estável previamente de forma a apresentar condições de transferência, bem como providenciar transporte.