A Prefeitura de Ibaté editou na manhã desta segunda-feira, 08, o Decreto Municipal de nº 2.928, prorrogando as medidas de distanciamento social e a suspensão das atividades não essenciais no âmbito da administração municipal.
O Decreto cumpre regimentalmente as normas do Plano São Paulo, cuja região de Araraquara da qual o município de Ibaté faz parte foi reclassificada para a fase vermelha, anunciada pelo governador João Doria, na última sexta-feira, 05 de fevereiro.
De acordo com o Plano São Paulo, a fase vermelha só permite o funcionamento normal de serviços como farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria. Já comércios e serviços não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e entregas por telefone ou aplicativos (delivery).
O novo Decreto Municipal já passou a valer nesta segunda-feira e deve se estender até a nova classificação do Plano SP, que deverá ser anunciada pelo governador. O aumento na ocupação de leitos UTI e de enfermaria, somados ao aumento no registro de casos e de óbitos por COVID-19, fizeram com que a região regressasse da fase laranja para a vermelha.
Ainda nesta segunda-feira, a atual administração municipal recebeu representantes dos comerciantes que fizeram uma manifestação, de forma pacífica, contra o Plano São Paulo e a nova classificação da região.
O secretário municipal de Assuntos Jurídicos, Dr. Alessandro Rosa, explicou que a Municipalidade é obrigada a seguir o Plano SP, sob pena do chefe do Poder Executivo ter que responder judicialmente pelo seu não cumprimento.
Na oportunidade, o secretário destacou que os serviços não essenciais poderão continuar trabalhando em sistema delivery e drive thru.
Os comércios e serviços essenciais devem continuar atentos às normas sanitárias, que são as mesmas para todos os setores: disponibilizar higienização para funcionários e consumidores com álcool gel 70% em pontos estratégicos; os funcionários devem utilizar máscaras durante toda a jornada de trabalho, assim como os consumidores; o acesso e o número de pessoas nos estabelecimentos devem ser controlados; manter todas as áreas ventiladas; e a fila deve ter distanciamento de no mínimo 1,5 metros entre as pessoas.
O novo pronunciamento do governador João Doria está marcado para a próxima sexta-feira, 12, por volta das 12h45.