Entra em vigor nesta segunda-feira (23) o novo decreto da quarentena em São Carlos (SP). Mais flexível do que o anterior, as regras assinadas pelo prefeito Airton Garcia (PSL) são ainda mais rígidas do que as do governo estadual.
O novo decreto foi publicado na edição de sábado (21) do Diário Oficial. Fica estabelecido que o atendimento presencial, consumo no local, drive-thru e retirada podem ser feitos até as 23h de domingo a quinta-feira e até a meia-noite às sextas e sábados. O delivery não tem restrições de horário.
As novas regras valem para comércio em geral, bares, restaurantes, atividades culturais, academias de esportes, salão de beleza e barbearia, educação não regulada, atividades religiosas. Também estão sob o decreto supermercados, hipermercados, açougues e padarias, lojas de suplemento e feiras livres.
Segundo o decreto, a capacidade máxima de atividades comerciais, atividades culturais, educação não regulada e atividades religiosas fica limitada a 80% da ocupação do estabelecimento, com distanciamento mínimo de 1 metro.
Para os supermercados, o limite é de cinco pessoas por corredor ou 1 pessoa para 4 metros quadrados de área livre do estabelecimento.
Locação de chácaras
Para as chácaras e área de lazer, a Prefeitura mudou as regras de locação, que estava integralmente proibida. A proibição do aluguel caiu, mas há ainda o impedimento para a realização de festas e eventos, shows musicais com venda de ingressos, atividades culturais gratuitas ou pagas. A nova norma já entra em vigor na segunda-feira.