O Departamento Regional de Saúde III (DRS III), que compreende São Carlos (SP) e outras 23 cidades, continua apresentando piora nos índices do Plano São Paulo, mesmo com o endurecimento de medidas e aumento de leitos hospitalares.
Segundo a Fundação Seade, vinculada à Secretaria de Economia e Planejamento, houve um aumento notável nas avaliações de novos óbitos por 100 mil habitantes e número de internações por 100 mil habitantes. A avaliação corresponde aos últimos 14 dias.
Além dessa região, outras regionais também estão tendo piora nos indicadores. Como o caso de Ribeirão Preto, que atingiu 80% da ocupação de leitos de UTI/Covid.
Por conta dessa situação, há possibilidade do Centro de Contingência do Coronavírus promover uma reclassificação extraordinária nesta sexta-feira (29), onde novas regiões podem ser rebaixadas.
Mesmo que a DRS III não esteja com indicadores tão altos a ponto de ser rebaixada de fase, a prefeitura de São Carlos (SP) comunicou na noite de ontem (28) que teme um colapso em hospitais públicos e que pode rebaixar a cidade para a fase vermelha por conta própria também nesta sexta-feira.
Indicadores
Segundo a Fundação Seade, neste momento a DRS III calcula: 381,6 novos casos por 100 mil habitantes; 4,9 novos óbitos por 100 mil habitantes; 52,4 internações por 100 mil habitantes e ocupação de leitos UTI Covid a 63,2%.
Em comparação aos indicadores divulgados na última sexta-feira (22), em uma semana houve aumento de novos óbitos e internações, mas o número de novos casos diminuiu. A quantidade de leitos disponíveis também subiu.
De acordo com a atualização de quinta-feira (28), às 16h, a região contabiliza até o momento 32.938 casos positivos e 519 óbitos. Araraquara (SP) lidera o número de casos (10.107) e óbitos (110), mas São Carlos (SP) segue próximo desses índices e soma 8.397 casos e 92 óbitos.
Plano São Paulo
Atualmente, a DRS III está na fase laranja do Plano São Paulo, que possibilita o funcionamento de todos os setores por oito horas diárias e 40% da capacidade.
No entanto, seguindo determinações do governo estadual, a cidade deve seguir as regras da fase vermelha neste final de semana e no próximo.