A Santa Casa de São Carlos (SP) anunciou nesta sexta-feira (26) que recebeu anestésicos de dois hospitais e conseguirá dar continuidade aos cuidados com pacientes até o final desta semana. Nenhum dos 60 pacientes de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foi transferido até o momento.
A ajuda veio do Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar) e do Hospital Estadual de Américo Brasiliense (Heab), que emprestaram doses dos anestésicos utilizados para pacientes intubados suficientes para até domingo (28).
“Todos os hospitais estão enfrentando o mesmo problema. Mas o HU e o Hospital Estadual de Américo tinham um estoque um pouco menos crítico que o nosso e conseguiram nos ajudar, até que recebamos a quantidade ideal e possamos devolver o empréstimo. Graças a esse apoio, é que vamos conseguir atender os pacientes que precisam de anestésicos por mais alguns dias”, explica o infectologista e diretor técnico da Santa Casa, Vitor Marim.
O empréstimo de medicamentos vai ser fundamental, inclusive, porque nenhum dos 60 pacientes inseridos no Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross) foi transferido para outra unidade de saúde.
Com relação ao déficit de enfermeiros e técnicos de enfermagem, a Santa Casa vai remanejar 10 profissionais de outras áreas para trabalhar na assistência do hospital. 17 novos profissionais de enfermagem (10 enfermeiros e 7 técnicos de enfermagem) devem ser contratados no dia 5 de abril.