Um áudio que circula nos aplicativos de mensagens instantâneas afirma que São Carlos (SP) terá lockdown neste final de semana. Segundo a prefeitura, a mensagem compartilhada é #fake.
No áudio, uma voz masculina diz que se reuniu com secretários e outras autoridades da cidade e que ficou definido que até sexta-feira (19), os supermercados e postos de gasolina só funcionam até às 20h, mas estarão fechados no final de semana e reabrem na próxima segunda (22).
A mensagem também diz que apenas farmácias e hospitais ficarão abertos neste sábado e domingo e que “vai ser lockdown total na cidade” também nos próximos finais de semana. Além disso, é apontada uma multa de R$ 500 por pessoa que estiver nas ruas.
Mensagem falsa
Segundo a prefeitura, o áudio nada mais é que uma mensagem falsa feita por pessoas anônimas e que traz desinformação e pânico para a população.
Na fase emergencial, de acordo com o decreto vigente, os supermercados de fato devem atuar até às 20h todos os dias, assim como padarias e mercearias. Porém, não há restrições no funcionamento de postos de combustíveis e farmácias.
A administração também reforça que não haverá lockdown nos próximos dias e que informações oficiais são divulgadas apenas no site do Comitê Emergencial do Combate ao Coronavírus e órgãos oficiais de imprensa.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o vice-prefeito Edson Ferraz faz um desabafo sobre a divulgação de informação do tipo e pede para que os responsáveis assumam seus erros.
“Quero pedir para as pessoas que não tem o que fazer, que não fique plotando áudios e vídeos mentirosos com relação ao coronavírus e a questão do lockdown. As informações serão passadas via Secretaria de Comunicação e órgãos de imprensa”, disse.
“Essas pessoas estão prejudicando, trazendo prejuízos e danos para São Carlos. Isso é cabível de boletim de ocorrência e caso de policia. É muito difícil você identificar porque são pessoas que não aparecem, somente soltam áudios para causar transtornos e prejuízos em um momento tão difícil que nós vivemos”, finalizou.