Há 18 anos era sancionada a Lei Maria da Penha no Brasil. Considerada um marco no combate à violência contra mulher, a legislação colocou luz em um dos principais problemas da sociedade e deu as vítimas direitos estabelecidos e poder real de denúncia.
Em São Carlos, o número de pedidos de medidas protetivas mostra a procura por ajuda. Os requerimentos cresceram 40% na comparação do primeiro semestre de 2023 com o mesmo período de 2024. No ano passado, foram 391 medidas e nos primeiros seis meses deste ano 550.
Para a delegada de Polícia, Denise Gobbi Szakal, responsável pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), o aumento é fruto da conscientização.
A Delegacia da Mulher existe desde o fim dos anos 80 em São Carlos, período anterior ao da Lei Maria da Penha. Um trabalho que cresceu com a efetivação da Lei e a publicidade dos casos.
Entre os avanços, está a possibilidade da medida protetiva de urgência, mas também a medida protetiva sem crime.
“Agora, a mulher que está em um contexto de violência, mas sem a configuração clara de crime pode pedir protetiva para se resguardar. Os juízes têm concedido a forma de afastamento do mecanismo, mas sem a retirada do homem de casa. O possível agressor não pode se aproximar da vítima, mas permanece na residência”, afirma a delegada.
Evento
Com o objetivo de ampliar o conhecimento, acolher vítimas e debater caminhos com os profissionais, a DDM abriu as portas nesta quarta-feira (7) para um café das 9h às 13h.
“Nós queremos mostrar a importância da denúncia. Para isso, convidamos membros de diversos programas de apoio que trabalham com a gente para comentarem sobre o caminho do acolhimento”, explicou.
Durante a manhã, um grupo de mulheres pode conhecer as dependências do prédio, os serviços oferecidos no local e entender a dinâmica do atendimento realizado. Além disso, representantes de serviços da Prefeitura estavam o local para o bate-papo.
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.