Uma empresa de São Carlos desenvolveu um exame de DNA específico para gatos, o qual é capaz de identificar até 49 doenças, a raça e a árvore genealógica de cada animal.
Segundo a empresa DNA Pet, nome que também foi dado a este tipo de exame, o procedimento é pioneiro no Brasil, visto que as empresas do país que realizam exame de DNA em animais só fazem o teste em cães e não em gatos.
De acordo com um dos sócios da empresa, Rodrigo Matheucci, o exame de DNA em gatos é encontrado somente em outros países, como China e Estados Unidos, que já realizam esse procedimento há cerca de um ano e meio, mas que, agora, também poderá ser encontrado no Brasil.
Após o lançamento do procedimento para gatos, que ocorreu em julho deste ano, a empresa já soma cerca de 1,2 mil felinos cadastrados para realizar o exame. A instituição também oferece o exame de DNA em cachorros, o qual é capaz de identificar até 209 patologias.
Vantagens do exame
Entre os principais pontos positivos na realização do exame, está a possibilidade de identificar doenças que o pet possa vir a desenvolver, além de orientar sobre o tratamento mais adequado para tratar as possíveis patologias.
Com o exame, também é possível conhecer a ancestralidade dos pets, identificando as origens, os pais e avós dos animais e o cruzamento entre raças que ocorreu ao longo da árvore genealógica.
Como é feito o exame
O exame pode ser feito em casa e é realizado de forma similar ao mapeamento genético em humanos.
Dessa forma, o próprio tutor do animal pode coletar o material genético por meio de um swab bucal, capaz de colher a saliva do gato.
O cotonete é enviado à empresa para análise e o resultado do exame é enviado ao tutor do animal via e-mail, entre 25 e 30 dias após o envio da amostra.