- Publicidade -
CotidianoCom mudanças, Fuvest abre inscrições para o vestibular da USP

Com mudanças, Fuvest abre inscrições para o vestibular da USP

Inscrições podem ser preenchidas até 23 de setembro, mediante pagamento de taxa de R$ 191; veja lista de leituras obrigatórias 

- Publicidade -

 

Fuvest abre inscrições para o vestibular 2023. Foto: acidade on
Fuvest abre inscrições para o vestibular 2023. Foto: acidade on

Estudantes que pretendendo concorrer a uma vaga em um dos cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP) podem fazer a inscrição para o vestibular da Fuvest a partir desta segunda-feira (15). Para essa edição serão aplicadas algumas mudanças. 

- Publicidade -

As inscrições podem ser preenchidas até 23 de setembro, no site da Fuvest, e a taxa de inscrição para o vestibular está em R$ 191. Ao todo são 8.230 vagas para os seguintes tipos: 

  • Ampla Concorrência (AC) – sem exigência de nenhum pré-requisito;
  • Escola Pública (EP) – candidatos que, independentemente da renda, cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas;
  • Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) – candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

A partir deste ano, todos os candidatos concorrerão, primeiramente, às vagas destinadas à Ampla Concorrência (AC) depois as vagas para Escola Pública, seguindo os critérios para essas vagas, e só depois as vagas para PPI.

As mudanças valem para vagas oferecidas pela Fuvest. Os critérios de seleção das 2.917 vagas ofertadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), voltado aos candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), não sofreram alterações.

Inscrições
Para fazer a inscrição, o candidato deve preencher o formulário de dados pessoais, escolher a carreira e se vai concorrer às vagas de Políticas de Ações Afirmativas, indicar a cidade que gostaria de fazer a prova e preencher formulário socioeconômico e cultural. Ao final, o sistema gera o boleto para pagamento.

Na inscrição, deve-se escolher apenas uma carreira e indicar os cursos em ordem de preferência – mais desejado em 1º lugar, com limite de quatro cursos. Treineiros devem escolher entre as três opções: humanas; biológicas; exatas. 

- Publicidade -

Leituras obrigatórias
O vestibular para ingresso na USP exige ao todo nove livros de leitura obrigatória que são representativos dos diferentes períodos das literaturas brasileira e portuguesa e integram o conteúdo da prova de Português.

Confira abaixo a lista para 2023:

  • Poemas Escolhidos – Gregório de Matos
  • Quincas Borba – Machado de Assis
  • Alguma poesia – Carlos Drummond de Andrade
  • Angústia – Graciliano Ramos
  • Mensagem – Fernando Pessoa
  • Terra Sonâmbula – Mia Couto
  • Campo Geral – Guimarães Rosa
  • Romanceiro da Inconfidência- Cecília Meireles
  • Nove Noites – Bernardo Carvalho
- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -